notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Uma das últimas tabernas setubalenses 

Há 42 anos que D. Fernanda está a explorar aquela vetusta taberna localizada na Rua Fran Pacheco, a antiga Rua Direita de Troino, mesmo em frente à renovada e desocupada “Casa das 4 Cabeças” um imóvel adquirido pela Autarquia e que foi alvo de intervenção com vista à sua recuperação. 

A taberna mantém a antiga estrutura de certo modo comum a todos os antigos estabelecimentos do seu género, com o amplo balcão em pedra mármore, uma pia para despejos e uma pequena casa de banho adaptada para o efeito num canto do estabelecimento. 

D. Fernanda, simpática, conversadora, de origem indiana, veio de Moçambique após a descolonização e aqui se radicou com o falecido marido e seus três filhos, fazendo deste negócio o seu ganha-pão. 

O longo tempo que as obras da emblemática casa situada mesmo em  frente da sua taberna, com os taipais a ocuparem toda a pequena frente da rua inviabilizaram a rentabilização do seu negócio que sofreu uma enorme quebra. 

Agora que os taipais já desapareceram pode ser que os clientes regressem, a exemplo dos futuros inquilinos daquela casa que a Câmara se propôs adquirir e que continua vazia. 

À D. Fernanda que está aos comandos desta que é uma das últimas tabernas setubalenses, resta a esperança de dias melhores, porque a esperança é a última a morrer. 

Rui Canas Gaspar 

2018-janeiro-12 


Troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário