notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

“Novo tiro” na Casa das 4 Cabeças, em Setúbal 

 “Muitas cabeças, muitas sentenças” ou então “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Assim podia continuar a história da Casa das 4 Cabeças adquirida por expropriação pela Câmara Municipal de Setúbal, declarada em 1977 como imóvel de interesse municipal e que agora vai conhecer novo capítulo. 

Depois de terem começado as obras de recuperação do velho imóvel localizado na Rua Fran Paxeco, antiga Rua Direita de Troino e das mesmas já terem atingido um bom estado de desenvolvimento acabariam por parar porquanto, financiada com fundos comunitários teria ultrapassado os 360 mil euros e, como tal, teria de ter o visto do Tribunal de Contas. 

Depois de meses de trabalhos, outros tantos esteve para ali hibernada até que os andaimes foram retirados e aparentemente foi dada por concluída, estando então os cinco apartamentos, T0 e T1, aptos a receber proprietários e inquilinos que decidam recuperar as suas casas e não tenham onde ficar no decurso dos trabalhos, segundo até então anunciado pelo Município. 

Ora acontece que os tais inquilinos e proprietários, se estavam à espera desta obra estar concluída para irem fazer as suas próprias terão de pensar noutra solução é que a dita casa das 4 cabeças, vai ser ocupada por outras pensadoras cabecinhas. 

A presidente Dores Meira informou os seus munícipes presentes no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na fria noite de 17 de janeiro deste ano de 2018 que a obra está concluída, mas o seu destino encontra-se agora em discussão com o IPS de forma poder vir a ser ocupada por alunos do Programa ERASMUS. 

Assim sendo, temos um novo “tiro” e diferente capítulo é aberto nesta já longa estória de uma casa onde os ventos da História dizem que dali, em 1484, partiram os tiros destinados a matar o Rei D. João II, quando o mesmo integrava a procissão de Corpo de Deus. 

Rui Canas Gaspar 

2018-janeiro-18 


troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário