notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Decorações natalícias setubalenses 

As decorações natalícias dão nesta quadra festiva um ar diferente às diversas localidades um pouco por todo o mundo ocidental. 

Regra geral, elas embelezam ruas, largos e até fazem ressaltar a beleza dos monumentos que nesta altura são alvo de iluminação especial. 

O que eu não compreendo é que alguns desses monumentos ou peças decorativas citadinas ao invés de verem a sua beleza ressaltada servem eles mesmos de suporte a efeitos decorativos, às vezes de gosto duvidoso. 

Setúbal apresenta algumas das suas principais artérias decoradas e iluminadas o que é de elogiar, porém acho que com decoradores e arquitetos tão talentosos como temos por cá poderíamos fazer bem melhor, salvaguardando-se algumas honrosas exceções. 

Assim sendo não compreendo que o monumento a Bocage, na principal praça da cidade esteja a servir de suporte a uma insípida fiada de micro lâmpadas, tal como não entendo como se insiste em utilizar o obelisco de homenagem aos mortos da grande guerra como suporte de uma bonita iluminação. 

Hoje reparei que também na sequência deste tipo de má utilização a replica da fonte do poço do concelho também ela estranhamente  se encontra a servir de base a uma árvore de natal. 

Será que quem é responsável por estas decorações, sobretudo naquelas que visam os nossos monumentos tem visão diferente da minha, ou será que ainda não reparou que não se está a dignificar o que temos de melhor? 

Como disse acima é minha convicção que os nossos bons técnicos são bem capazes de fazer melhor com os mesmos recursos e por isso aqui fica o alerta de um setubalense que como tantos outros gostaria de ver o nosso património mais dignificado. 

Rui Canas Gaspar 

troineiro.blogspot.com 


2017-dezembro-05

Sem comentários:

Enviar um comentário