notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Em Setúbal precisamos pessoal para trabalhar 

Constato por observação direta e confirmo ao falar com empresários setubalenses a grande dificuldade que o concelho está a ter no recrutamento de mão-de-obra para desenvolver convenientemente os seus negócios e isto é válido para o comércio, indústria ou serviços. 

Se por um lado a procura turística por esta região de certo modo aumentou, o facto é que aqui não se radicou gente suficiente para fazer face a essa procura, notando-se até que alguns que cá residiam optaram por daqui partir em busca de uma vida melhor. 

Os imigrantes que afluíram a esta região também na sua generalidade não estão aptos a serem parte da solução do problema, seja por falta de habilitação adequada ou por aqui chegarem com vistos de turista e não ser fácil a sua legalização.

Assim sendo, cada vez observamos mais os anúncios a pedir pessoal para trabalhos na construção civil, no comércio e na indústria hoteleira, desconhecendo eu a situação na indústria pesada, embora saiba que aí operam também muitos trabalhadores estrangeiros. 

Os nossos experts governantes terão de dedicar urgente atenção a este fenómeno sob pena do nosso setor turístico, por falta de pessoal, não venha a cair com a mesma velocidade com que tem vindo a subir. 

Quanto às causas para o fenómeno, elas são várias, apontando os inadequados salários, a quebra de fertilidade e a emigração de entre outros que os entendidos melhor saberão identificar. 


Uma coisa é certa, pessoal para trabalhar está difícil de encontrar, aparecendo isso sim alguns candidatos à procura de emprego!... 

Rui Canas Gaspar 

troineiro.blogspot.com 


2017-novembro-28

Sem comentários:

Enviar um comentário