notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Um dia veremos aqui em Setúbal o Parque Verde da Várzea 

Espero um dia poder vir a desfrutar de toda a beleza proporcionada por um belo e necessário parque verde que se anuncia para a Várzea de Setúbal, a “Última Fronteira” entre a natureza e o betão. 

Enquanto a Autarquia vai negociando com os proprietários dos terrenos a cedência de amplos espaços das suas quintas, dando-lhes a troco a possibilidade de erigir alguma construção ao longo da Avenida dos Ciprestes, eu vou colhendo todo o tipo de informação sobre aquelas antigas quintas, vivências, notícias e testemunhos de antigos habitantes e utilizadores. 

Quase tudo está documentado e compilado e agora trabalho sobre o material recolhido de forma a poder apresentar aos meus conterrâneos mais um conjunto de histórias de construtores civis, ecologistas, bairros, património edificado, linhas de água e sobretudo de um belo e rico espaço em vias de extinção. 

Depois de construído, o Parque Urbano da Várzea será o maior espaço verde setubalense e, para que fiquem com uma imagem inédita do que para ali está anunciado mostro-vos uma soberba vista aérea captada de propósito para este livro pelo nosso amigo Ricardo Ramoz, da Droneworldview, que desta forma quis gentilmente ajudar-me a levar de vencida mais este projeto sobre as coisas da nossa terra. 

E para melhor poder enriquecer a “Última Fronteira” grato  ficarei a todos os amigos que possam partilhar histórias, notícias, testemunhos e tudo o que se relacione, mesmo que considerem insignificante ou sem interesse, sobre este espaço setubalense, onde outrora laboraram os nossos antepassados em produtivas e verdejantes quintas e hortas. 

Rui Canas Gaspar 



2017-outubro-09

Sem comentários:

Enviar um comentário