notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 8 de outubro de 2017

Os tesouros troineiros de Setúbal 

Quando eu era um rapazinho a alegria e entusiasmo contagiaram a rapaziada do bairro de Troino, naquele dia 11 de maio de 1957, ao saber-se que os trabalhadores que estavam a abrir uma vala para instalar o saneamento, na antiga Rua Direita de Troino teriam batido com uma picareta num pote, partindo-o e descobrindo um tesouro. 

Mais rápido que o vento corri para ver e ainda consegui trazer parte do tesouro, uma moeda romana, tal como todos os rapazes de Troino e alguns homens a que não faltou um conhecido setubalense, Francisco Finura, que por ser colecionador trouxe uma alcofa cheia de moedas. 

Logo a seguir à primeira ânfora, uma segunda foi encontrada e graças à intervenção do polícia que para ali correu a apitar para que todos os pequenos e grandes “assaltantes” dali saíssem ainda conseguiram ir para ao museu da cidade 11.091 moedas romanas. 

Há algum tempo, em conversa com um amigo foi-me confidenciado que no decurso de uma obra de recuperação de um imóvel levada a cabo há alguns anos num edifício histórico, relativamente perto do local onde foram encontradas as duas ânforas contendo o tesouro romano, teria sido encontrada uma bolsa de cabedal contendo várias moedas portuguesas da idade média. 

Curiosamente, a semana passada em conversa com outro amigo, este viria a informar-me que mais moedas teriam sido encontradas naquela mesma zona, nos anos 70 ou 80, aquando da abertura de uma vala, assunto que foi de imediato “abafado” pelo empreiteiro para que não lhe viessem os homens dos serviços de arqueologia parar os trabalhos  em curso. 

Setúbal é uma terra com milhares de anos de História, pelo que por cá encontrar-se-ão certamente enterrados muito mais vestígio do seu passado atestado pelas peças numismáticas que têm sido encontradas, sobretudo nesta típica zona da nossa cidade.  

Rui Canas Gaspar 



2017-outubro-08

Sem comentários:

Enviar um comentário