notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 10 de outubro de 2017

As meninas nuas da cidade do Sado 

Em 2015 chegou a Setúbal pela mão do escultor João Duarte, uma menina gordinha com o sugestivo nome de “Dolce Vita” e ao que parece a piquena ficou tão bem impressionada com o espaço onde assentou arraiais que não mais quis dali sair, enquanto o seu amigo retornava à capital. 

Um ano depois, em 2016, João Duarte regressou de novo a Setúbal e mais uma vez veio acompanhado de outra menina bem nutrida. Esta no entanto veio já prevenida e tratou de trazer a cadeira não fosse a crise fazê-la ficar de pé naquele antigo Largo da Ribeira Velha. Pelo facto de trazer o assento foi batizada de “Menina da Cadeira”.

Como não há duas sem três, volvido que foi mais um ano e chegados a 2017, cansada, atendendo ao peso da mala eis que chega à Avenida Luísa Todi uma terceira mana, bonitinha mas igualmente gordinha, de seu nome “Menina da Mala”, coisa que pousou à entrada do Arco da Ribeira Velha e desde então até hoje lá está à espera de arranjar um quarto disponível para se instalar definitivamente em Setúbal. 

Estamos em Outubro, o ano está quase a findar e 2018 está a chegar. Será que João Duarte o artista natural de Lisboa, cidade onde nasceu em 1952, escultor galardoado com a "J. Sanford Saltus Award for Distinguished Achievement in the Art of the Medal", o “nobel” da medalhística, nos vai trazer outra menina bem nutrida? 

Gostos não se discutem, mas vamos lá nós saber porquê, ainda continuo a gostar daquelas três outras asseadinhas que não param de tomar banho na “Fonte do Centenário”, ou mesmo daquela distinta senhora, de linhas mais equilibradas, que se sentou à entrada da Praça do Bocage a mirar o poeta que lá do alto parece que não se cansa do seu embevecido olhar. 

Uma coisa parece que todas estas meninas têm em comum, é que elas são por demais encaloradas e, para aqui ficaram, tal como um dia vieram ao mundo. 

Com temperaturas tão altas que por cá temos sentido, qual é a piquena que aguenta roupas em cima do corpo? Tanto mais que a Praia da Saúde está dentro da cidade e já vimos muitas outras meninas setubalenses vindas dali quase desnudas. 

Ora estátua que se preze é vaidosa e faz então como o Bocage que ainda hoje está a aguardar a última moda, daí a explicação para nudez das nossas femininas figuras. 

Rui Canas Gaspar 

2017-outubro-10 


www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário