notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Lembrança da Escola Conde de Ferreira 

O banho fora tomado na grande bacia de esmalte branco que fora colocada na cozinha, o cabelo bem penteado e lustroso graças à brilhantina que era posta na vasta cabeleira da cor do carvão e os melhores calções e casaco seriam envergados. 

Uma pasta de cartão atada com três laços servia de proteção à folha pautada de 35 linhas que ali era transportada para a sala onde a criança iria fazer a prova de passagem da terceira classe, não na escola que frequentava na Casa dos Pescadores, mas sim naquela outra que ostentava o monárquico nome de Conde de Ferreira. 

E, para que o rapaz não ficasse nervoso neste dia tão especial, nada melhor que tomar um pouco de chá de flor de laranjeira. Dizia-se que acalmava… 

Para que tão importante evento pudesse ficar registado para a posteridade, depois da prova, com a mãe, rumaram ao retratista no Largo da Misericórdia onde aquele conceituado profissional registou o momento. 

Foi assim que aconteceu com muitas e muitas crianças setubalenses que pela primeira vez saíram da escola da Casa dos Pescadores para entrarem na do Conde de Ferreira, o benemérito português que tendo nascido de família humilde fez fortuna lá pelo Brasil. 

O senhor Joaquim Ferreira dos Santos casou e teve um filho que faleceu ainda criança pelo que decidiu fazer testamento de forma a que a sua vasta fortuna fosse utilizada da melhor forma possível e daí ter deixado o dinheiro suficiente para que fossem erigidas e equipadas 120 escolas em todas as sedes de concelho. 

Mas o governo monárquico acabaria por apenas edificar 91 das quais ao que consta neste momento só existirão 70 de pé e não com funções letivas mas a serem utilizadas para serviços, normalmente à disposição de Juntas de Freguesia. 

Estas escolas foram erigidas de acordo com planta única, para evitar custos maiores e deveriam contemplar uma casa para residência do professor. 

Curiosamente muitos pensarão que a data de 24 de março de 1866 que vemos colocada por cima da porta principal do estabelecimento escolar se refere à data da inauguração, mas não, ela é sim a data do falecimento do benemérito português. 

Em Setúbal a Escola Conde de Ferreira, agora ao serviço da União de Freguesias de Setúbal,  encontra-se sediada na Avenida Luísa Todi, ao lado da Esquadra da Polícia de Segurança Pública, instalações que também já foram designadas por “Casa das Máquinas”, mas isso é outra história!... 

Rui Canas Gaspar 

2017-junho-05 


www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário