notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Conhece este belíssimo teto setubalense? 

Muitos são aqueles que me conhecem por “rio azul” mas o meu nome atual é Sado, um dos rios que corre, ou melhor corria quando tinha boas pernas,  calma e pacientemente de Sul para Norte. 

Mas então o que é que esta bela pintura feita num teto de “caixotão”, com motivos fitomórficos tem a ver comigo? Olhando com alguma atenção, especialmente para o centro, provavelmente será aquele galeão que eu julgo reconhecer por ter navegado pelas minhas águas? Se calhar é mesmo isso. 

Saibam pois os meus amigos que o edifício onde se encontra esta preciosidade foi sede de uma antiga confraria de navegantes, armadores e pescadores, gente que governou a sua vida em boa parte graças a mim, e que remonta ao século XV e é simplesmente conhecida por Casa do Corpo Santo. 

É aqui nesta casa que está também a funcionar o Museu do Barroco, a par de uma excelente exposição que foca a atenção nos “instrumentos de ciência náutica”. 

Quem pensa que Setúbal é apenas um destino turístico onde se pode vir degustar a excelente gastronomia, sobretudo confecionada à base de peixe, ou desfrutar de belas praias e da formosa serra está enganado. Setúbal é isto sim, mas tem muito mais atrativos, alguns ignorados até pelas gentes da nossa terra. 

São cada vez em maior número os turistas nacionais e estrangeiros, a par das nossas crianças em idade escolar que visitam os nossos belos museus e desfrutam desta banquete cultural que Setúbal oferece. 

Convido-vos pois a vir conhecer Setúbal e os seus bem cuidados espaços culturais e verão que não darão o tempo por mal empregue. 

Rui Canas Gaspar
2017-junho-14

www,troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário