notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 30 de abril de 2017

Os Escuteiros invadiram Setúbal 

Milhares de jovens escuteiros podiam ser vistos andando em grupos pela cidade e arredores, neste domingo dia 30 de abril, dia em que tradicionalmente se juntam nos “Jogos da Primavera”, uma atividade destinada a comemorar o dia do seu padroeiro, S. Jorge. 

Foi no ano de 1973 que pela primeira vez a então Região Pastoral de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas decidiu organizar autonomamente as comemorações do Dia do Escuta, demarcando-se da Região de Lisboa, onde pertencia, e onde anualmente participava no Rali da Primavera, uma corrida de carros de madeira que tinha como cenário o Parque Eduardo VII. 

Este primeiro encontro dos escuteiros de toda a região de Setúbal, levado a cabo no Parque das Escolas, posteriormente rebatizado de Largo José Afonso, seria designado por “Rali Romano” porquanto o mesmo tinha por base uma corrida de bigas, puxadas não por quatro cavalos mas por outros tantos jovens, um colorido espetáculo inspirado no filme de Bem-Hur. 

Poucos anos depois é que a designação dos jogos seria alterada para “Jogos da Primavera” e se manteria até aos dias de hoje, tendo passado por vários modelos e ficando para a história o célebre “Rali Romano” que chegou a ser alvo de dilatada cobertura televisiva por parte da RTP. 

Desde aquele longínquo ano de 1973, muitos milhares de jovens setubalenses, alguns deles hoje já avós, participaram nos jogos que constituem o maior encontro de escuteiros da Região de Setúbal. 

Embora cada um com as suas vivências e recordações, o que a esmagadora maioria dos escuteiros desconhece é que os Jogos representaram o “Grito de Ipiranga” lançado pelos escuteiros setubalenses em relação à Região de Lisboa. 

Setúbal, só viria a ser constituída uma Região escutista portuguesa no âmbito do Corpo Nacional de Escutas, no dia 26 de outubro de 1975, quando D. Manuel Martins foi sagrado bispo de Setúbal, dia em que também foi eleita por voto secreto a primeira Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas. 

Rui Canas Gaspar
2017-abril-30

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário