notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Obrigado 

A exemplo do que vai acontecendo um pouco por toda a cidade também a sua principal entrada e saída, a Praça 25 de Abril de 1974, vulgarmente conhecida por “rotunda do Jumbo” está a embelezar-se tendo recebido agora mais um imponente conjunto escultórico representando os golfinhos do Sado (roazes-corvineiros) esculpidos em pedra mármore. 

Trata-se de mais uma obra de arte oferecida à cidade pelo Fundação Buehler-Brochaus  que tanto tem contribuído para a mudança da imagem da cidade, agora que a mesma se apresenta com as mais diferentes obras de arte um pouco para todos os gostos. 

É bom recordar que Setúbal até há bem poucos anos era uma terra praticamente despida de elementos escultóricos o que a tornava visualmente pouca atrativa, situação que se tem vindo a inverter a olhos vistos e para a qual muito tem contribuído o casal alemão Hans e Marion. 

Este simpático par, amantes da arte, decidiu radicar-se em Setúbal, terra para a qual tem contribuído com largos milhares de euros despendidos não só com o pagamento de algumas obras de arte que podemos apreciar nas nossas rotundas, mas também com o embelezamento exterior do Fórum Municipal Luísa Todi e até o melhoramento de uma rua da cidade foi por ele custeado. 

Igualmente esta fundação tem apoiado alguns espetáculos culturais levados a cabo na cidade, oferecido obras de arte ao Museu da Cidade e apoiado financeiramente uma companhia teatral setubalense. 

Foi também oportunamente anunciado que a Fundação Buehler-Brochaus custearia o passadiço entre o PUA e a Albarquel aquando da recuperação do forte cedido à cidade. 

Por tudo isto e muito mais é mais que justo que os meus conterrâneos considerem o casal alemão como dos seus mais distintos setubalenses, eles que até gostam de peixe assado, saboreado nas esplanadas do nosso típico bairro de Troino. 

Sim, porque setubalense não é apenas o que aqui nasce, mas aquele que ama, trabalha e dá o seu contributo para o desenvolvimento desta terra que um dia me viu nascer, não só a mim como também à Luísa Todi e a tantos outras e outros que tendo aqui sido dados à luz de cá sumiram bem novinhos e em nada contribuiram para o progresso de Setúbal. 

Rui Canas Gaspar
2017-abril-13

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário