notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Um domingo festivo também em Setúbal

Naquele domingo dia 29 de maio de 1949, pelas 10 horas da manhã, uma caravana de cinco automóveis concentrava-se em Lisboa, junto ao Cais do Sodré, para fazer a travessia do Tejo.
A bordo vinham os mais altos governantes portugueses, o Presidente da República, Marechal Óscar Carmona e o Presidente do Conselho de Ministros, Dr. Oliveira Salazar, acompanhado do seu Ministro das Obras Públicas e do Subsecretário da mesma pasta, para além de outras altas individualidades.
A comitiva deslocava-se para o Sul, tendo por objetivo a zona da pequena localidade alentejana de Santa Susana, no concelho de Alcácer do Sal, onde iria inaugurar a maior barragem até então construída em toda a Europa, com tecnologia, capital e mão-de-obra nacional.
A nova barragem que seria então designada por Barragem Salazar e anos mais tarde viria a mudar o nome para Pego do Altar destinava-se ao regadio e à produção de eletricidade.
As populações das diferentes localidades por onde passaria a caravana tinham sido avisadas e, por isso mesmo, podiam observar-se algumas janelas engalanadas com bonitas e vistosas colchas, como também se podiam ver ao longo do trajeto alguns magotes de populares que acenavam à passagem dos automóveis.
Em Setúbal, na Avenida e no Largo dos Combatentes da Grande Guerra cerca das 11,00 horas registou-se a primeira grande manifestação de regozijo devido à passagem pela sua terra de tão distintas individualidades e, por isso mesmo, acorreram àquele espaço a vereação municipal, acompanhada dos representantes de todas as coletividades sadinas e das crianças das escolas primárias locais, tal como muito povo, a fazer fé na noticia publicada pelo jornal “O SÉCULO” no dia seguinte.
Das janelas dos edifícios que ladeavam aquele espaço as senhoras atiravam flores e a banda de música do Orfanato Municipal, muito afinadinha, tocava “A Portuguesa”.
A caravana passou por aqui sem se deter a caminho do seu destino e o domingo teve novo tema de conversa em Setúbal, enquanto lá para sul, para as bandas de Alcácer do Sal a festa continuava com a inauguração de uma importante obra pública que viria a enriquecer a bacia hidrográfica do Sado.
2017-fevereiro-18

Sem comentários:

Enviar um comentário