notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Setúbal tenta apanhar o comboio do desenvolvimento 

Aos poucos e poucos a imagem da baixa de Setúbal vai-se transformando conforme os antigos imóveis vão sendo recuperados.

Com a renovação destes prédios outros moradores ali irão habitar originando uma nova dinâmica, perdida ao longo das últimas décadas.

Será bom recordar que muitos dos fogos desabitados resultaram da ocupação dos mesmos com armazéns das lojas comerciais que operavam no rés-do-chão e também pelo falecimento dos ocupantes desses espaços.

As obras de conservação e manutenção ficaram por fazer e chegou-se ao estado de abandono e desertificação de todos conhecido, não só em Setúbal mas um pouco por todo o lado.

A “crise” teve a particularidade de mostrar de forma mais clara esta realidade e alguns investidores decidiram apostar nesta área da recuperação do imobiliário.
O bom momento que se vive em Portugal no setor turístico também está a ajudar e alguns dos imóveis recuperados vão servir esse importante setor de atividade.

E é assim que hoje já podemos ver vários edifícios renovados. Os seus ocupantes começam a surgir, outros prédios estão com obras em curso e agora tive conhecimento de que mais dois deles, na conhecida Rua Dr. Paula Borba, antiga Rua dos Ourives, estão prestes a iniciar obras de recuperação.

O apoio estatal à recuperação dos imóveis degradados é uma medida de louvar, que peca por tardia, embora pessoalmente desde há vários anos que defenda que a melhor forma de apoio seria a disponibilização de um gabinete técnico de apoio aos proprietários e a eliminação de pesada carga burocrática, ao invés de financiamentos.

De qualquer forma é bom verificar que também nesta área Setúbal não está a ficar para trás e tenta apanhar o comboio do desenvolvimento, pelo que dentro em breve voltaremos a ver a nossa baixa e zona histórica com nova vida, certamente bem diferente daquela que eu conheci nos meus tempos de juventude. Digo eu!...

Rui Canas Gaspar
2017-fevereiro-07

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário