notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Parque Urbano da Várzea, uma realidade para breve

Agora que parece estar reunidas as condições necessárias para o avanço do Parque Urbano da Várzea (PUV) com o desbloqueamento de verbas necessárias para o efeito e a disponibilização de terrenos particulares, nomeadamente os importantes espaços do topo norte esperemos que as obras em curso tenham outro incremento.

É bom lembrar que o PUV irá ocupar, nesta primeira faze uma área de 40 hectares, podendo vir a expandir-se até aos setenta, caso venha a avançar para norte.

O objetivo é o de criar o maior parque verde da cidade e simultaneamente bacias de retenção de águas, evitando cheias na cidade em caso de forte chuvada.

Igualmente o parque terá funções de ordem lúdica e pedagógica, recuperando-se antigas estruturas agrícolas como casas, aquedutos e noras.

Uma ciclovia será construída em todo o perímetro e o estacionamento será igualmente acautelado.

O que eu e os setubalenses com quem tenho falado querem ver igualmente acautelado é o bonito miradouro, que há vários meses se encontra protegido com andaimes, que deverá ser devidamente recuperado e que certamente foi incluído no orçamento da construção do PUV.

Esta é uma peça que nos foi mostrada pela autarquia nos seus primeiros cartazes que anunciavam o projeto e de certo modo poderá funcionar como emblema daquele espaço.

O vetusto miradouro é uma obra rara, uma das primeiras construções em betão armado e uma das poucas peças históricas que temos em Setúbal, não nos podendo dar ao luxo de a perder.

Estou em crer que em breve possamos ter mais este espaço outrora agrícola devidamente integrado no tecido urbano, com novas valências e a servir devidamente o nosso povo numa cidade que se quer cada vez melhor e mais bonita.

Rui Canas Gaspar
2017-fevereiro-28

www.troineiro.blogspot.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário