notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Há sacos cheios de lixo na Figueirinha 

Depois de comer umas sandes de choco frito acompanhadas com um sumol de laranja fresquinho como almoço tipo piquenique, olhando o nosso lindo mar e céu azul, num dia de Inverno como só em Setúbal acontece lá para as bandas da Praia da Figueirinha, em pleno Parque Natural da Arrábida dirigi-me aos contentores do lixo, na berma da estrada para ali depositar a lata e os sacos de papel que utilizei.

Reparei que os mesmos estavam praticamente vazios, sinal que tinha havido uma recolha recente por parte da Câmara Municipal de Setúbal.

Seguidamente e para ajudar a fazer a digestão fui dar uma volta ao longo da praia e deparei-me com a imagem que a foto documenta, ou seja dois enormes sacos de recolha de lixo completamente atestados a deitar por fora.

Não sei se alguém se voluntariou para apanhar lixo na praia e colocar nos sacos ou se os mesmos ficaram cheios em função dos utilizadores daquele espaço muito frequentado mal o Sol aparece e a chuva dá tréguas.

O facto é que o resultado está à vista e não deixo de me interrogar a quem cabe a responsabilidade. Se é ao concessionário da praia, penso que a sua responsabilidade cessou com o fim da época balnear. Se é aos serviços do Porto de Setúbal ou do P.N.A. bem poderemos esperar sentados porque estas entidades tanto quanto as conheço não estão para aí viradas.

Se a Câmara Municipal só faz a recolha do lixo dos contentores então os sacos que esperem pela nova época balnear e, até lá, que os cães vadios, as matreiras raposas ou os errantes javalis vão até ali tentar conseguir algum alimento, espalhando o que puderem.

O vento forte e alguns cidadãos nacionais e estrangeiros menos cuidadosos encarregar-se-ão de espalhar o resto e assim teremos a bela Figueirinha conspurcada até que chegue o mês de Julho.

Muito do que aqui se pode observar seria relativamente fácil de evitar se os Serviços das Autarquias tivessem outra visão e disponibilizassem com mais frequência alguns dos seus meios para fazer a recolha deste tipo de lixo, evitando-se o degradante aspeto com que se nos apresenta.

Rui Canas Gaspar
2017-fevereiro-07

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário