notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A água da bacia hidrográfica do Sado está a níveis preocupantes

No início de fevereiro de 2017 as barragens da bacia hidrográfica do Sado apresentavam-se em média apenas com 28,2 % da sua capacidade, a menor reserva de água de todas as bacias hidrográficas dos rios portugueses e menos de metade do que seria espectável para esta época do ano, sendo este o nível mais baixo desde 1995.
Atendendo a que esta é uma reserva de água preocupante, embora estejamos no Inverno, está já a ser dada prioridade ao consumo humano em detrimento da agricultura e da produção de energia, uma medida geralmente colocada em prática no Verão.
As autoridades responsáveis pelos recursos hídricos esperam que as chuvas da Primavera venham minimizar esta preocupante situação que tem maior visibilidade na Barragem de Monte da Rocha, a que tem menor quantidade de água armazenada e onde se pode dizer que o nosso Rio Sado tem o início do seu curso, dado que até ali, desde a Serra da Vigia apenas uns fios de água vão correndo.
Sendo assim, poupar água já não é um conselho é uma necessidade imperativa, sob pena de se o não fizermos de um destes dias podermos vir a acordar com pouco ou nada a sair nas nossas torneiras.
Rui Canas Gaspar
2017-fevereiro-16

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário