notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Aconteceu em Setúbal
Efeméride esquecida

Naquele outonal dia 15 de novembro de 1943, quando raras viaturas por ali se viam, um automóvel rolava a alta velocidade pela Estrada Nacional Nº 4, bem perto no lugar de Cova do Lagarto, entre Montemor-o-Novo e Vendas Novas.

A bordo vinha um dinâmico engenheiro, responsável por várias obras que estavam a mudar a face do país. Ele tinha-se deslocado logo pela manhã a Vila Viçosa para se inteirar dos trabalhos de construção da estátua de D. João IV e agora regressava a Lisboa cheio de pressa para estar a horas no Conselho de Ministros que se realizaria nessa tarde.

Um despiste fez com que o veículo fosse embater com o lado direito num dos sobreiros que bordejava a estrada e logo ali um dos acompanhantes encontrou a morte enquanto os restantes companheiros sofriam ferimentos ligeiros. Porém o de Duarte Pacheco, Ministro das Obras Publicas e Comunicações  foi bem mais grave.

As vítimas do acidente foram trazidas para Setúbal onde deram entrada no Hospital da Misericórdia, com instalações anexas à Igreja de Jesus, onde foram prontamente socorridas.

Mal foi informado da ocorrência Salazar reuniu uma equipa de reputados médicos e rapidamente dirigiu-se para Setúbal onde nada puderam fazer a não ser confirmar o óbito do dinâmico ministro, na madrugada de 16 de novembro de 1943.

Uma hemorragia interna ditou o fim daquele algarvio nascido em Loulé no dia 19 de abril de 1900, data em que se comemora a elevação de Setúbal à categoria de cidade.

Desaparecido do mundo dos vivos com apenas 43 anos este grande engenheiro e estadista deixou o seu nome ligado a Setúbal, no nascimento e na morte, sendo de assinalar as numerosas obras que promoveu um pouco por todo o nosso país, desde pontes a edifícios, sendo de salientar a sua responsabilidade na construção dos edifícios do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.


E assim se comemora uma esquecida efeméride de um grande português que curiosamente ficou ligado a Setúbal, no nascimento e na morte, provavelmente nunca pensando que tal lhe viesse a acontecer.

Rui Canas Gaspar
2016-novembro-14

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário