notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Será que o anunciado Terminal 7 ainda é vivo? 

Em 24 de julho de 2013 era apresentado publicamente aos setubalenses o projeto de conceção do “Terminal 7” da autoria da Sami arquitectos.

Tratava-se de um vanguardista edifício a construir na zona das antigas instalações da SADONAVAL, entre a Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, composto por zonas de restauração, áreas técnicas, balneários e demais equipamentos de apoio às atividades da náutica de recreio.

O projeto contemplava ainda operações urbanísticas que visavam dotar aquela zona de melhores condições de usufruto para a população.

Nos “mentideiros” falava-se que para se dar início à obra bastaria que saísse daquele espaço o último barco que se encontrava no estaleiro e que o proprietário das instalações fabris se decidisse desativar as mesmas.

O facto é que o “Ponta do Verde” deixou os antigos estaleiros, o proprietário libertou as instalações e quando todos esperávamos que as mesmas fossem demolidas e o espaço entre a Praia da Saúde e o PUA fosse unificado o mesmo não aconteceu. Antes pelo contrário, foi elaborado um protocolo de ocupação daquele mesmo espaço entre a Autarquia e o Centro Náutico.

Para informação da população foi colocado na zona poente da Praia da Saúde um enorme placard, com a imagem e descrição do que iria ser o Terminal 7.
Há algumas semanas essa mesma informação foi retirada e no seu lugar apareceu uma outra publicitando a Cidade Europeia do Desporto 2016.

Não é que pessoalmente nutra particular simpatia pelo tal anunciado Terminal 7, antes preferia ver a continuidade dos relvados e passeios do PUA ligando-os à Praia da Saúde e um ou dois quiosques de apoio, coisas muito mais baratas e provavelmente muito mais do meu e do agrado de muitos utentes daquele espaço.

O que não deixa de ser estranho é a pressão exercida para a desocupação das instalações e depois ao invés de se limpar a zona optar-se por lhe dar nova utilização ainda que com caráter “temporário”.

Mas então, será que o anunciado Terminal 7 morreu?

Gostaria que alguém com melhor informação conseguisse explicar cabalmente esta estranha situação de forma a percebermos o que se passa com este anunciado projeto.

Rui Canas Gaspar
2016-outubro-12

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário