notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 22 de outubro de 2016

O rio azul hoje vestiu a fatiota cinzenta

O Sado está agitado, não tanto quanto seria de esperar a fazer fé nas previsões meteorológicas. O céu que se apresentava bem escuro para as bandas da Arrábida, de quando em vez, aparecia sorridente para os lados de Troia.

Meia dúzia de veleiros de pequeno porte navegavam lá longe, perto da barra, bastante inclinados para estibordo e deslocando-se provavelmente para Sesimbra.

A poderosa lancha dos pilotos da barra “Baía de Setúbal” fabricada nos estaleiros irlandeses e  para a qual despendemos pouco mais de meio milhão de euros, lá vai veloz, saltitando sobre as ondas a caminho da barra para que um dos nossos competentes profissionais faça entrar em segurança mais um navio que aqui vem carregar ou descarregar mercadorias.

Em cima da muralha já se podem observar alguns pequenos troncos e tábuas, ali colocadas ordeiramente pelo agitado mar, outras tantas estão no areal e outras ainda podem ser observadas sobre as ondas junto à costa.

A ondulação nestes dias em que o rio se apresenta pouco calmo trás de tudo um pouco para terra e ainda fiquei na esperança de que a caixa que acabei por fotografar pudesse conter um carregamento de deliciosos e frescos chocos.

Mas não, a caixa vinha vazia e se os quiser comer terei de ir comprar à “praça” o nosso magnífico Mercado do Livramento ou então ir saborear uns pedaços de “chôque frrite” a um sítio que eu cá sei, já que até os malandros dos roazes que costumavam comer as cabeças e deixar o resto do corpo dos moluscos devem estar em greve de fome.

Assim como assim, mesmo com este tempo outonal não fique em casa e saia para apreciar o nosso rio que mesmo não se apresentando hoje vestido de azul não deixa, por isso, de ter menos beleza.

Rui Canas Gaspar
2016-outubro-22

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário