notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 21 de agosto de 2016

Setúbal tem mais uma importante obra em curso

O baluarte de Nossa Senhora da Saúde, situado no estremo noroeste da Muralha Seiscentista cuja ordem de construção partiu de D. João IV (1641-1696) integra as Muralhas da Restauração destinadas à defesa terrestre de Setúbal.

Localizado na Avenida General Daniel de Sousa, numa das zonas de maior trafego automóvel encontrava-se com mau aspeto tal como acontecia com o muro contiguo que protege o palácio Botelho Moniz, onde estão sediadas as irmãs da caridade, seguidoras de Madre Teresa de Calcutá.

Encostado ao enorme baluarte encontra-se de momento uma enorme armação de andaimes, cobertos com rede de proteção, sinal indiciador de que aquele histórico monumento também está a sofrer obras de conservação.

Com esta importante intervenção aquela movimentada artéria irá mudar completamente de aspeto passando a oferecer uma imagem mais digna e condizente com a vetustez da fortificação.

Não sei quem está a suportar os custos da intervenção nem a quem se deve a iniciativa das obras em curso, mas não tenho dúvidas em aplaudir quem teve tal iniciativa que muito irá dignificar a nossa cidade e valorizar tão importantes monumentos.

Rui Canas Gaspar
2016-agosto-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário