notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Fui à Feira de Santiago e tive pena
Américo Ribeiro merecia melhor!

A foto ilustrativa desta nota não é de minha autoria mas sim da Junta de Freguesia de São Sebastião e de facto está com muito melhor qualidade do que aquelas que eu tirei ontem aquando na minha primeira visita à Feira de Santiago, em Setúbal, levada mais uma vez a cabo no Parque Santiago, na Manteigada.

Não me vou pronunciar sobre a bondade do local, não me vou igualmente pronunciar sobre a afluência ou sequer sobre o modelo do certame, vou incidir a minha opinião sobre um importante pormenor que me parece que continua a passar despercebido a muitos visitantes.

No pobre recinto encontra-se patente uma exposição que poderia, em meu entender, ser um dos pontos altos de atração depois dos concertos musicais, trata-se de uma mostra fotográfica do grande mestre Américo Ribeiro que nos legou quase duas centenas de milhar de fotos retratando a vida, hábitos e costumes desta cidade, diria mesmo que o seu legado conta a história desta terra por intermédio de imagens por si captadas.

O que acontece é que a exposição foi relegada para um espaço nas traseiras, sendo para além de pouco apelativa, composta por pouco mais de uma dúzia de imagens que começam com desporto mas deixam de ser temáticas ao mostrar outros aspetos captados pelo fotógrafo.

Não consigo entender como é que num recinto culturalmente e apelativamente tão pobre os promotores não tiveram a imaginação e o profissionalismo para se aproveitar o que temos para se fazer algo de bom ou muito bom.

A Câmara Municipal de Setúbal é detentora do vastíssimo espólio de Américo Ribeiro e o organizador desta exposição bem que poderia usar e abusar desse magnífico manancial para mostrar a cidade, tematicamente ou não, mas com muito mais imagens patentes numa exposição cuidada e interessante escolhendo um melhor local de passagem, consequentemente de maior visibilidade e não aquele nas traseiras de algumas barracas.

A foto que ilustra esta nota, da autoria insuspeita da Junta de Freguesia de São Sebastião mostra a pobre exposição tal como a vi, desinteressante e sem ninguém a apreciá-la.

Mais uma vez salvou a noite o lombinho do Séninho e como sobremesa a fartura da Luizinha.

O Américo Ribeiro, de cabelo encaracolado, andar acelerado que eu tão bem conheci merecia melhor.

Tive pena!...

Rui Canas Gaspar
2016-agosto-02

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário