notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 21 de julho de 2016

O luxo de viver em Setúbal

Depois de um dia particularmente agitado nada melhor que chegar a casa e tomar um bom duche, mudar de roupa e ir apanhar um pouco de ar puro da Arrábida, e foi esse o luxo que tive o privilégio de desfrutar.

Depois de uma paragem técnica para abastecimento na esplanada da Figueirinha, sem stress, numa hora em que o pessoal regressava da praia e a brisa suave começava a soprar vinda lá dos confins do Atlântico, retorno ao carro para dar calmamente a volta pelo alto da serra a fim de desfrutar o belo pôr-do-sol.

Conduzo com cuidado redobrado, não por causa do trânsito que é quase nulo neste dia da semana e a esta hora, mas por causa dos animais selvagens que a esta hora deixam os seus abrigos para virem procurar comida.

Lá no alto, sobre o conventinho, tenho oportunidade de me congratular com a pintura exterior da capelinha que na minha última passagem por lá se encontrava grafitada e que foi alvo de uma nota publicada aqui. De facto a melhor maneira de combater esta praga dos “borra paredes” é utilizar as mesmas armas e sem perder tempo repintar o que eles pintam, ou borram…

Os miradouros da serra continuam com o piso em estado miserável sem que alguma entidade se digne resolver este assunto que é um péssimo cartão de apresentação para quem quer eleger a marca Arrábida como um destino de excelência.

O sol já se vai pondo no horizonte, o vento agora faz-se sentir de forma mais acentuada e a temperatura baixou tornando-se mais agradável este final de tarde de Verão.

Chego ao alto da serra e mal começo a descer cruzo-me com uma família numerosa, também deve ser pessoal de bom gosto e certamente veio jantar a este local de eleição. Consigo contar 4 adultos e quatro crias, provavelmente seriam mais, dado que não quiseram conversa e rapidamente meteram-se pelo meio do mato.

Nunca tinha visto javalis tão lá para cima, já os tinha encontrado sim cá em baixo na zona do Creiro, mas por ali só tinha visto os seus rastos.

Continuo a conduzir calma e atentamente rumo a Setúbal, onde junto à Albarquel volto a parar para fotografar a placa de boas vindas à cidade que se apresenta iluminada e bela tal como a baía dos golfinhos que abraça Setúbal.

Poucos minutos após e depois da imprescindível ronda pelo PUA, onde algumas pessoas passeiam descontraidamente, outras correm para manter a forma física e outras usufruem da calma do fim do dia, chego a casa e partilho com os amigos esta pequena nota apenas possível porque resido num local de luxo: Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2016-julho-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário