notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 12 de julho de 2016

A “moradia Castro Cabrela” nunca esteve em tão mau estado

Foi provavelmente a mais bonita casa de habitação desta zona central de Setúbal, aquela que era  conhecida como a “moradia Castro Cabrela”.

Esta propriedade encontra-se desde há algumas dezenas de anos entregue a tudo e a todos e sujeita, como tal, às mais diversas contingências a que não é alheio o vandalismo.

Logo após a revolução de 25 de abril de 1974 o M.R.P.P. ocupou o imóvel para ali fazer a base das suas ações políticas em Setúbal.

Algum tempo depois o edifício começa a receber pessoas que ali se acolhem, ficando popularmente conhecido como o “hotel Califórnia”.

Entretanto vai-se deteriorando sem que alguém ali faça qualquer obra de beneficiação ou manutenção.

Um incêndio veio destruir grande parte do imóvel e o mesmo fica inoperacional, deixando apenas a zona da garagem em condições de ocupação e foi exatamente aí que um sucateiro acabou por assentar arraiais, enchendo o espaço com velharias para recuperação e venda.

No início deste mês de julho de 2016 novo incêndio no espaço ocupado pelo “ferro-velho” punha fim a qualquer tipo de utilização da propriedade por parte de quem ali pensasse instalar-se.

O espaço ocupado pelo sucateiro encontra-se escancarado, com o material queimado à vista, agora com cães e gatos a entrarem e saírem.

Os bonitos painéis de azulejos que embelezam os seus alçados e que os entendidos dizem não ter valor histórico, vão desaparecendo aos poucos e o edifício que já apresentava um mau aspeto agora está num estado deplorável.

No início da década ainda ostentou um aviso camarário que apontava no sentido de vir a ser alvo de obras de recuperação, mas tudo não passou de boas intenções.

Falou-se que a Ordem dos Advogados teria adquirido, ou estava em vias de o fazer, para ali instalar a delegação de Setúbal.

Nos “mentideiros” setubalenses dizia-se que um projeto tinha sido submetido à Câmara para aquele espaço mas que o mesmo não teria sido aprovado devido ao excesso de volumetria.

O tempo passou, nada foi feito, a bela avenida está agora mais pobre do que no início do ano e este que foi um belo edifício e uma soberba casa de família edificada numa cidade onde não abundam as riquezas arquitetónicas, encontra-se agora no miserável estado que as imagens documentam.


Rui Canas Gaspar
2016-julho-16

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário