notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 23 de julho de 2016

A Arrábida precisa de um barco de socorro, porque mais vale prevenir que remediar

Esta semana reparei que se encontrava estacionada no Parque de Campismo do Outão uma viatura de combate aos fogos pertencente aos bombeiros setubalenses. 

Trata-se de uma louvável medida preventiva tendo ali um meio avançado para responder de forma mais rápida e eficaz em caso de sinistro ocorrido na Serra da Arrábida.

Porém, reparei também que continua o estacionamento automóvel abusivo na zona da Figueirinha e daí para poente, com largas dezenas de viaturas estacionadas à direita e à esquerda independentemente de haver traço amarelo ou não o que muito dificultará qualquer meio de socorro em caso de sinistro na zona.

Esta semana já aconteceram dois acidentes na Praia dos Coelhos, uma zona de difícil acesso por terra, pelo que a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) baseada em Setúbal, no Hospital de São Bernardo, não teve certamente a vida muito facilitada para chegar e parar na zona próxima do acidente.

Aquela praia não está dotada de vigilância e o acidentado teve de ser retirado por mar graças a uma embarcação da Polícia Marítima, chamada ao local.

A questão que eu coloco e que me parece pertinente é se não deveria haver um posto avançado dos Bombeiros, equipado com embarcação, de forma a poder prestar a necessária e rápida assistência, conhecidos que são os constrangimentos nos acessos por terra àquelas praias da Arrábida.

Sugiro a quem de direito, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários ou Sapadores Bombeiros, que a exemplo do que acontece com a viatura parqueada no Parque de Campismo do Outão se possa fazer o mesmo com uma embarcação que ficaria fundeada junto a uma das praias da Arrábida, funcionando assim como ambulância marítima. Isto porque como todos sabemos mais vale prevenir que remediar e os nossos Bombeiros já dão exemplo nessa matéria.

Rui Canas Gaspar
2016-julho-23

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário