notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 14 de junho de 2016

O Largo de Jesus, em Setúbal, vai ser remodelado

Vamos lá ver se é desta vez que os nossos conceituados arquitetos conseguem devolver a dignidade ao Largo de Jesus, um espaço no centro da cidade onde se encontra o nosso principal monumento.
Depois de muitos anos votado ao abandono aquela zona foi alvo de profundas obras que ao invés de destacar o monumento retirou-lhe parte da visibilidade, transformando o largo num recinto que pouco o dignifica.
Uma cascata que poucos setubalenses e visitantes tiveram oportunidade de ver a funcionar, rapidamente foi transformada numa espécie de sanitário utilizado por algumas pessoas pouco dadas às questões de higiene e ao respeito pelos bens públicos.
Um banco/muro que delimita o espaço com a Avenida 22 de Dezembro dá a sensação que o largo afundou ainda mais, para além dos cerca de dois metros que a avenida subiu, ao longo de cerca de quinhentos anos desde que mestre Diogo Boitaca iniciou a construção em 1490.
Os grafites envolventes e não retirados de imediato contribuem para a poluição visual de quem visita ou transita por aquele nobre local.
Naturalmente fiquei contente ao tomar conhecimento da notícia veiculada pela Autarquia sadina que vem ao encontro dos anseios de muitos setubalenses que não estão de todo satisfeitos com o estado a que chegou este que deveria ser um dos principais, senão a principal largo da nossa cidade.
Eis a notícia:
“Setúbal oficializou, a 31 de maio, o PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano em cerimónia realizada em Santa Maria da Feira, na qual participaram presidentes de autarquias, incluindo Maria das Dores Meira, e os ministros do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e do Ambiente, João Fernandes.
A Requalificação da Envolvente do Convento de Jesus, orçada em 1.249.172 euros, é uma das duas ações propostas no eixo Regeneração Urbana, que centra trabalhos no Largo de Jesus, com a melhoria da imagem urbana da zona envolvente ao Convento de Jesus, referência manuelina.
A intervenção inclui ainda a definição de uma bolsa de estacionamento atrás do monumento nacional, a par de obras de reabilitação da área envolvente localizada nas zonas a nascente e norte do convento e do Balneário Dr. Paula Borba.”

Rui Canas Gaspar
2016-junho-14
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário