notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sábado, 21 de maio de 2016

Parabéns para todos aqueles que fizeram e continuam a fazer dos  estaleiros navais de Setúbal uma referência para o mundo

Foi há 45 anos, no dia 27 de maio de 1971 que nasceu uma das maiores empresas portuguesas.  Porque  estava vocacionada para a construção naval e teria os seus estaleiros em Setúbal, foi batizada de SETENAVE.

A nascente da cidade, na península da Mitrena, os trabalhos de implantação dos grandes estaleiros prosseguiam e, atendendo à sua importância nacional, o mais alto representante da Nação, Almirante Américo Tomás, no dia 8 de maio de 1973, decidiu ali ir ver como avançavam os trabalhos.

Dois anos depois da visita do Presidente da República aos estaleiros acontecia a revolução de 25 de abril de 1974 e toda a estrutura política, económica e social do país sofreria rápidas modificações.

Em 1975 as docas secas entravam em funcionamento e nesse mesmo ano a SETENAVE deixaria o setor privado para ser nacionalizada, a exemplo de outras grandes unidades industriais portuguesas.

Um ano depois, em 6 de maio de 1979, o sonho tornava-se realidade e o “Nogueira” era alvo da cerimónia do bota-abaixo, tratava-se de um enorme navio tanque, construído integralmente nos estaleiros de Setúbal para a SOPONATA.

O “Nogueira” foi o maior barco até então alguma vez construído nos diversos estaleiros que operaram em Setúbal ao longo de séculos de História.

A SETENAVE estava apta para a construção de grandes navios, enquanto a sua irmã mais velha, a LISNAVE constituída oficialmente em 11 de setembro de 1961, especializava-se na reparação dos gigantes dos mares.

No fim da década de noventa, a LISNAVE, que chegou a ser considerada como um dos maiores e melhores estaleiros navais do mundo encerrava portas e deslocalizava para Setúbal algum do seu equipamento e pessoal fabril.

A sadina SETENAVE passaria então a adotar a designação alfacinha de LISNAVE – Estaleiros Navais, S.A. continuando a evoluir na reparação naval e a aumentar o seu volume de negócios ao longo dos anos.

Presentemente a setubalense LISNAVE é uma referência mundial da reparação naval, sendo uma das empresas que mais contribui para o PIB português.

Nesta data em que a empresa comemora o seu 45º aniversário é justo dar os parabéns a todos aqueles que ao longo de quase meio século tem contribuído para que o nome de Portugal, no exigente setor naval, seja de facto uma referência, agora que ela ostenta a designação oficial de LISNAVE mas que certamente no coração de muitos setubalenses será eternamente a nossa SETENAVE.

Rui Canas Gaspar
2016-maio-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário