notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Os ratos da Fonte Nova são os responsáveis pelo apagão!

De dia ou de noite, passo pelo velhinho Largo da Fonte Nova, agora mais decorado com o busto da “Mariana” iluminado à noite e amplamente fotografado durante o dia.

Provavelmente muitos como eu ao olhar para a “Mariana” relegam para segundo plano o velhinho fontanário, até há algum tempo alvo da atenção, especialmente quando a água corria e a iluminação LED lhe dava outra gracinha.

Foi com muita satisfação que eu e muitos daqueles setubalenses que por ali nasceram e cresceram  vimos ser dada vida àquele velho monumento que tantas e tantas vezes saciou a sede a muitos moradores do nosso bairro.

O facto é que aquela iluminação e a água corrente (em circuito fechado) nunca funcionou em pleno, tal como a recuperação do fontanário também não chegou a ser concluída.

Mais do que uma vez alertei para o facto de faltar no alto da fonte a esfera armilar com o espigão em ferro, que lhe davam outra graça, tipo: cereja em cima do bolo.

Um destes dias numa conversa informal com o responsável pela União de Freguesias e tendo-lhe manifestado esta preocupação sobre este recuperado monumento o mesmo teve oportunidade de me esclarecer.

Quanto à esfera com o espigão, uma arquiteta daquela Autarquia anda pelos ferro-velho à procura da dita cuja, para ali ser recolocada!...

Já no que se refere ao apagão da fonte a culpa é dos ratos que roem os fios elétricos!...

Nem o tempo disponível, nem o local era oportuno ao desenvolvimento da conversa pelo que não tive oportunidade de esclarecer que dificilmente a arquiteta encontrará a esfera num qualquer ferro velho, dado que a mesma desapareceu há décadas e o melhor é mandar fazer uma, o que não deve ser muito dispendioso!...

Quanto aos ratos que roem os fios, tenho a certeza que os eletricistas que trabalharam naquele local têm conhecimento da existência de um tubo de revestimento flexível, em malha de aço, próprio para estas situações!...

Quero acreditar que o meu interlocutor estava de boa-fé ao dar-me este “importante esclarecimento” que me tem dado vontade de sorrir sempre que me lembro da conversa, não tanto pela situação, mas mais por reconhecer que os nossos políticos são pródigos a dar respostas aparentemente convincentes e convencendo-se de que quem os houve até os leva a sério!...

É pena que a velhinha fonte nova esteja assim, mas já sabem que desta vez a culpa não morre solteira, desta  vez estão encontrados os responsáveis, ou seja:  os ratos da Fonte Nova.

Rui Canas Gaspar
2016-abril-28

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário