notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 14 de março de 2016

Setúbal renova-se, transforma-se, embeleza-se

Embora não seja com a velocidade e a quantidade que todos certamente desejaríamos, no entanto, paulatinamente vamos assistindo à recuperação de alguma coisa do património imobiliário setubalense.

Mais um edifício, um dos de maior volumetria dos prédios antigos existentes na  Avenida Luísa Todi começou com obras de recuperação, quer a nível do interior quer no exterior, onde já são visíveis os andaimes montados no alçado principal.

Trata-se do edifício onde está localizado o arco da Ribeira Velha, com frente para a principal avenida da cidade e traseiras para o emblemático Largo Francisco Soveral, o popularmente conhecido Largo da Ribeira Velha.

Neste largo estão igualmente em curso importantes obras de recuperação do imóvel que faz esquina com a Rua Serpa Pinto e onde irá passar a funcionar um hostel e uma pastelaria.

Com ambas as obras em curso, dentro de poucos meses poderemos ver este simpático largo totalmente recuperado arquitetonicamente.

Já o património edificado na Avenida Luísa Todi, com as diversas obras que ali têm sido levadas a cabo encontra-se quase totalmente recuperado.

Tudo indicia que é crescente o interesse  pelo património da nossa baixa e cada vez mais se vê aqui e ali obras de recuperação dos antigos edifícios, quer sejam eles destinados a habitação, comércio ou serviços.

Com este tipo de ação o centro histórico tornar-se-á mais agradável e atrairá mais gente que ali vai gostar de residir ou instalar alguma loja e desta forma a dinamização do local naturalmente acontecerá.

Embora os ventos sócio/económicos não soprem de feição, mesmo assim verificamos que Setúbal renova-se, transforma-se, embeleza-se de dia para dia e só não vê isto quem não quiser ver.

Rui Canas Gaspar
2016-março-14

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário