notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 17 de março de 2016

Os transtornos dos automobilistas setubalenses podem ser minimizados

Sem querer ser “profeta da desgraça” antecipo desde já para os utentes desta via em geral e para os moradores da zona em particular, alguns meses bem complicados, agora que começaram as obras na Avenida Independência das Colónias.

Os transtornos no trânsito certamente que serão maiores do que aqueles causados na Avenida Alexandre Herculano, por dois motivos bem simples, o acesso à Praceta Vitor Vitorino, onde se encontra a entrada da escola do ensino básico e o acesso ao Pavilhão Antoine Velge, sempre muito frequentado, sobretudo ao final do dia.

Sei, como toda a gente, que obras implicam naturais transtornos. Mas, infelizmente também sei que as obras na via pública que têm vindo a ser feitas nos últimos anos em Setúbal não têm respeitado minimamente os automobilistas como todos nós temos constatado.

Neste caso em concreto, uma das primeiras medidas foi suprimir vários dos poucos lugares de parqueamento automóvel, sem que alguém se preocupasse onde as pessoas residentes na zona irão parquear a sua viatura.

Poderia (PODERÁ) o problema  do parqueamento ser minimizado e muito, atendendo a que esta Avenida dispõe de dois excelentes espaços completamente desaproveitados.

Para que o empreiteiro pudesse guardar materiais e parquear as máquinas pesadas poderia celebrar um acordo de ocupação temporária com o Vitória Futebol Clube, ou com a entidade que detém a posse do lote 9 o que seria bom para todos. O espaço está vedado, o Vitória poderia receber alguma contrapartida e haveria espaço disponível no outro inacabado parque.

Refiro-me ao inacabado parque como sendo aquele um pouco mais a sul, onde existia o antigo colégio que foi demolido para naquele amplo espaço dar lugar a um estacionamento que até agora não foi disponibilizado ao público.

Pois bem, este deveria ser o primeiro trabalho a fazer e as viaturas que não pudessem parquear na Avenida poderiam fazê-lo aqui enquanto as obras decorriam. Mas não, é aí nesse amplo espaço que pelos vistos vão parquear máquinas e materiais.

Continuo sem perceber este tipo de mentalidade e muito menos este tipo de programação das obras que se fazem na via pública nesta nossa cidade em total desrespeito pelos direitos dos cidadãos.

Já agora, aproveito para pedir à Câmara Municipal de Setúbal, para de entre os muitos cartazes que manda fazer, ter a delicadeza de mandar executar mais um de forma a poder informar o tipo de intervenção que aqui vai fazer e de preferência que o mande colocar agora e não no final da obra.

Rui Canas Gaspar
2016-março-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário