notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 20 de março de 2016

Os mórmons vão contribuir para uma Setúbal mais bonita

Foi hoje anunciado no decurso das reuniões dominicais levadas a efeito na congregação religiosa designada por Setúbal I (zona poente de Setúbal) o aviso de que foi aprovado pela Câmara Municipal de Setúbal o projeto de construção da nova capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, edifício que virá a substituir a moradia adaptada a culto, situada na Avenida General Daniel de Sousa.

Os membros desta Igreja reúnem nesta antiga vivenda desde há 36 anos e antes de a terem adquirido  reuniam-se  numas dependências na Quinta de São Joaquim.

As instalações utilizadas por esta congregação mórmon tornaram-se insuficientes pelo que a Igreja tomou a decisão de avançar com a construção de um bonito edifício religioso a ser implantado num amplo terreno que possui há vários anos, designado por “Quinta da Azedinha”, na Estrada dos Ciprestes, frente à antiga “Central das Águas” entre a última moradia e os armazéns existentes.

Esta decisão de AIJCSUD conjugada com a aprovação camarária vem viabilizar os trabalhos já iniciados naquela zona, porquanto os mórmons cedem à cidade o terreno para a construção de duas avenidas. A que atravessará a várzea entre a dos Ciprestes e os “Pelézinhos” e o espaço onde terminará a avenida já em construção paralela à dos Ciprestes.

Com esta decisão das partes e de acordo com o esboço daquilo que se pretende venha a ser construído, poderemos constatar que a volumetria a erigir pela Igreja será bem menor do que aquilo que a Autarquia preconizava neste esboço, privilegiando os mórmons os espaços verdes envolventes ao seu edifício em detrimento do betão.

Outra particularidade que nos desperta a atenção é que, dado tratar-se da zona terminal das novas avenidas, ali serão construídas duas rotundas e o tráfego complicado que se tem vindo a verificar nos últimos tempos naquela zona diluir-se-á, sendo que a fluidez de trânsito deverá ser assinalável.

Para quem não conhece a zona recomendo o visionamento do projeto, tendo em atenção que o local que me estou a referir e onde a partir do outono irá ser iniciada a construção da nova capela mórmon se situa junto à avenida (diagonal) onde se previa a construção de dois edifícios.

O tempo previsto para a edificação da nova capela será de seis meses, pelo que se tudo correr conforme projetado, quando se iniciar a próxima Primavera iremos encontrar a entrada de Setúbal, para quem vem de Palmela com um novo e agradável visual.

Rui Canas Gaspar
2016-março-20

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário