notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 4 de março de 2016

Obrigado Vitor Caldeirinha

Não me lembro de ter assistido alguma vez em Setúbal a um relacionamento tão bom entre a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Câmara Municipal de Setúbal (CMS) com os benéficos resultados práticos de todos nós conhecidos.

Honra seja feita a Maria das Dores Meira, eleita pela CDU, e a Vitor Caldeirinha, afeto ao PSD, que souberam construir pontes de entendimento ao invés de erigirem muros de separação.

O facto destes dois governantes serem afetos a duas formações partidárias distintas não inviabilizou que se tivessem empenhado numa profunda relação de cooperação até então desconhecidas dos setubalenses e que só veio a beneficiar a cidade do rio azul.

Mas, quando tudo parecia estar a ir de vento em popa no dinâmico Porto de Setúbal e, quando a cidade estava a sentir os efeitos benéficos de tão boa salutar parceria, eis que surge a notícia de que iria passar a vigorar uma administração conjunta para os portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra.

Sendo assim, o setubalense Vitor Caldeirinha, aqui nascido e criado para as bandas da Praça do Brasil, embora não vá partir para aquele país irmão, vai ter pelo menos deixar de exercer as suas importantes funções à frente da APSS.

Se se trata de uma medida tendente a diminuir custos operacionais é o que ainda vamos ver. Uma coisa é quase certa, se não houver aqui, em Setúbal, gente verdadeiramente empenhada em desenvolver esta terra, retrocederemos uns bons anos até ao tempo de que o porto estava de costas voltadas para a cidade.

Pessoalmente, enquanto setubalense lamento ver sair Vitor Caldeirinha da liderança do porto setubalense cujo meritório trabalho, estou convencido, é por demais reconhecido pela generalidade dos seus conterrâneos e a quem eu agradeço enquanto natural desta terra que também aqui viu nascer os meus pais.

Por outro lado, e independentemente de qualquer bairrismo ou conhecimento de ordem técnica, não me parece que Setúbal vá beneficiar com esta fusão. Vamos sim mais uma vez ser ofuscados pela sombra centralizadora da capital que assim vai anulando paulatinamente todo e qualquer protagonismo local.

Embora a obrigação de qualquer profissional seja desenvolver diligentemente as tarefas para o qual está contratado, não ficaria bem comigo mesmo se não agradecesse o empenho de Vitor Caldeirinha na presidência do Conselho de Administração da APSS. E, o mínimo que posso desejar é que bons ventos soprem para as suas próximas funções, que espero  venham a passar por Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2016-março-04

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário