notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 16 de março de 2016

O bonito painel do INATEL necessita de manutenção

O Sol nasceu, o galo cantou e os trabalhadores setubalenses iniciaram a sua labuta diária, parece ser a mensagem que nos transmite Júlio Santos, o artista ceramista que concebeu o belo painel que podemos admirar e se encontra colocado no alçado poente do edifício do INATEL em Setúbal.

Nascida em 1935, em pleno Estado Novo, como Federação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT) viria a mudar a sua designação, depois da revolução de 25 de abril de 1974, para Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres (INATEL).

FNAT ou INATEL são siglas de referência para muitos milhares de portugueses e estrangeiros que têm recorrido aos seus serviços ao longo dos anos para usufruir de forma mais económica e com qualidade do termalismo, turismo e lazer dentro e fora de Portugal.

Um pouco por todo o país a FNAT construiu edifícios alguns dos quais constituem referências marcantes na zona onde estão inseridos, tal como acontece em Setúbal, onde entre 1952 e 1954 foi erigido o edifício onde ao longo de décadas viriam a funcionar os seus serviços.

O autor do projeto deste imóvel foi o arquiteto João Simões e a obra foi realizada graças ao apoio da Direção de Urbanização de Setúbal, tendo a primeira fase ficado a cargo da empresa Tradel enquanto os acabamentos ficaram à responsabilidade dos empreiteiros João Cândido da Silva e Henrique Garcia.

Para decorar o exterior do edifício recorreu-se ao ceramista Júlio Zeferino dos Santos nascido em 1906 e falecido em 1969, que concebeu um grande painel cerâmico o qual foi colocado em 1956, num ponto alto do emblemático edifício, na empena virada a poente.

E é esse painel que passadas algumas décadas ainda podemos observar e admirar, embora o mesmo ao longo dos anos tenha sofrido algum desgaste.

Uma intervenção ao nível da manutenção nesta obra de arte é desejável para se evitar males maiores numa peça de rara beleza e simbolismo, atendendo a que se observam aqui e ali algumas mazelas.

Rui Canas Gaspar
2016-março-16
www.troineiro.blogspot.com


Sem comentários:

Enviar um comentário