notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 5 de janeiro de 2016




Em Setúbal na Doca dos Pescadores o “Golfinho Parade” precisa voltar a ser a “Parada dos Golfinhos”

Já lá vão cinco anos que uma brilhante ideia resultou num dos mais fotografados e atraentes motivos decorativos da cidade de Setúbal, o “Golfinho Parade”, patente ao público desde 9 de junho de 2011, na Doca dos Pescadores.

Ali foram colocadas 20 réplicas dos cetáceos, reproduzindo três das suas posições-base do movimento acima da linha de água, sendo que sete deles se apresentavam a mergulhar, outros tantos quando estão a sair da água e seis descrevendo o arco central.

Foram 341 os jovens participantes que se envolveram no trabalho de decorar estas estátuas tratando temas do Sado, de Bocage e dos mais diversificados motivos conforme inspiração dos concorrentes membros da comunidade escolar de 11 localidades de Portugal.

Foi uma excelente iniciativa promovida pela Autarquia que resultou muito bem e que rapidamente se tornou num outro colorido cartão-de-visita, provavelmente o mais fotografado nos últimos anos, quer por nacionais quer por estrangeiros, tanto mais que o enquadramento é fabuloso com palmeiras, barcos, rio e serra.

Eu gostaria, e certamente serão muitos os setubalenses que me acompanham neste desejo, que se pudesse manter este cartão naquele local por muito mais tempo.

Porém, cinco anos volvidos e, devido às características do próprio material, devido ao fácil acesso, especialmente de crianças e jovens testando a resistência dos materiais, o facto é que já não são 20 os golfinhos que lá estão e a tendência é para diminuir o seu número.

Não seria má ideia, agora que está provado que esta iniciativa é uma mais valia em termos de atração turística, que os golfinhos em falta fossem devidamente recuperados, que as suas bases de sustentação fossem revistas e aplicado material mais resistente e o “Golfinho Parade” voltasse mesmo a ser a parada de golfinhos como o foi já lá vão cinco anos.

Rui Canas Gaspar
2015-janeiro-05

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário