notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Setúbal é ímpar e sui generis no que toca a alguns conterrâneos que por cá temos.

Escrevo esta pequena crónica, neste friorento segundo dia de Inverno, confortavelmente vestido com um quentinho e confortável pijama que o Pai Natal teve a feliz ideia de adquirir e me ofertar no ano passado, comprado pelo velhinho das barbas brancas numa das lojas do comércio tradicional da baixa de Setúbal.

Novamente as habituais prendas de Natal cá de casa foram igualmente adquiridas na baixa desta minha cidade, um espaço onde há de tudo e para todos os gostos e faço-o não por pena dos comerciantes, o que seria ridículo, mas sim porque gosto de o fazer e sei que o devo fazer, pois vou ali adquirir o que exatamente quero.

Cada um tem o livre arbítrio e vai fazer as suas compras onde quer e, neste caso das compras natalícias também as faz onde muito bem entende e, é por isso, que vemos muitos setubalenses a caminho da capital, do Fórum Almada ou do Montijo para as fazer.

Não vou rotular de coisa alguma quem assim escolhe, mas não deixo de ficar a pensar nalgumas dessas pessoas que muitas vezes em acaloradas mas insipidas discussões até parecem ser mais setubalenses que os outros e quando se trata de apoiar a sua terra, até neste aspeto de dinamização comercial, viram-lhe as costas.

Mais ainda, fico abismado quando alguns “bons setubalenses” vêm para as redes sociais fazer a apologia da vibrante Lisboa, comparando-a com Setúbal, rebaixando-a “abaixo de cão”.

É claro que nunca, em tempo algum a nossa terra se comparou com Lisboa, nem se podia comparar. Para ali vão o grosso dos nossos pesados impostos, ali se vão acoitar aqueles que estão carregados de dinheiro que nos têm roubado indecentemente, para ali vai o maior fluxo turístico, porque é ali que está o poder de decidir, logo ali está o dinheiro e, como tal, como por aqui se dizia: “Lisboa é Portugal e o resto é paisagem…”

Não é pois de admirar que ainda ontem tivesse escutado uma reportagem ilustrada por diversas entrevistas sobre Coimbra, uma importante cidade onde a sua baixa comercial se encontra quase desertificada e com o comércio local em vias de extinção. Afinal parece que isto é mal que anda na fruta e não é só na nossa…

Bem sei que Setúbal não é Lisboa, como Lisboa também não é Bruxelas, Londres ou Paris, mas ver “setubalenses” a inferiorizar a sua terra gratuitamente, palavra que me incomoda profundamente, tanto mais que se não temos tudo o que a capital tem, também é um facto que ela também não tem muito do que aqui podemos usufruir.

Talvez eu seja pessoa de gostos simples e não seja assim tão exigente, considerando por esse facto que Setúbal tem de tudo e para todos os gostos.

Saiba eu procurar o que quero embora reconheça que se capital há só uma, também não posso deixar de constatar que Setúbal é ímpar e sui generis no que toca a alguns conterrâneos que por cá temos.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-23

www.troineiro.blogspot.com

1 comentário:

  1. Pois 'e Sr. Rui mas para isso tem de haver oferta e infelizmente a baixa de Setúbal deixa muito a desejar a nível de oferta.

    Nos últimos 2 anos(excepto) tentei fazer as minhas compras na baixa de Setúbal e infelizmente não encontrei nada daquilo que procurava e a oferta 'e mínima.
    Seja para as ofertas(mulher e filhas), seja para comprar uma roupa. E infelizmente tive de me deslocar para fora de Setúbal para o poder fazer.
    Este ano nem tentei ir 'a baixa de Setúbal.

    Assim sendo por muito que goste de minha cidade e a queira ajudar, a baixa e os seus comerciantes há muito que pararam no tempo. Tem vindo a mudar e a melhorar aos poucos sim, mas ainda muito longe do que o consumidor de hoje procura. Um consumidor mais exigente e mais selectivo.

    Na minha opinião a baixa de Setúbal teve 20 anos para se modernizar(desde que o Jumbo abriu e desde essa altura que um grande Centro Comercial iria ali nascer) e não o fizeram. Nos últimos tempos tem havido algumas boas iniciativas para trazer mais gente há baixa. Mas só isso não chega 'e preciso cativar o cliente com oferta e também com simpatia(algo que muitos se queixam do mesmo).
    Hoje infelizmente não sei se ainda vão a tempo de recuperar o tempo perdido e hoje mais dificilmente conseguirão fazer aquilo que deveriam ter feito há 20/10 anos atrás.

    Por isto tudo, considero que as "criticas" aos Setubalenses que fazem as suas compras fora de Setúbal(hoje já tem uma alternativa na cidade) quando na minha opinião, os grandes culpados da situação que se encontra a baixa de Setúbal são os comerciantes e os proprietários. Seja com a sua inercia, seja com a sua falta de visão, ou mesmo com domínio da maioria das lojas nas mãos dos mesmos.

    ResponderEliminar