notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 13 de dezembro de 2015

Em Setúbal
Quando era mais difícil descobrir o caminho para casa

Naquele ano de 1492, o jovem e vigoroso alentejano, nascido em Sines, contando então 23 anos de idade,  caminhava sorrateiramente de regresso a casa, depois de uma noitada bem passada sabe-se lá onde e com quem.

Pelas escuras ruelas da vila de Setúbal, embuçado, para que não fosse reconhecido, o rapaz caminhava com rapidez e silenciosamente tentando não dar nas vistas.

Porém, a silhueta não passaria despercebida e, tomado por um qualquer vulgar malfeitor, daqueles que aproveitavam a noite para fazer asneiras, o rapaz rapidamente foi descoberto e viu-se a braços com a justiça.

É que naqueles tempos, mesmo sem haver PSP o alcaide da vila não dormia em serviço e foi por pouco que aquele jovem que viria a tornar-se cinco anos depois numa das mais importantes e conhecidas figuras portuguesas se livrou de uma boa tareia, quando se fazia bom uso  do varapau.

Provavelmente o jovem Vasco da Gama  teve menos problemas em descobrir o caminho marítimo para a Índia do que encontrar o trajeto mais seguro para a sua casa em Setúbal, naqueles tempos em que provavelmente na localidade sadina os malfeitores que destroem o património coletivo não tinham assim tanta liberdade de ação.

Eram outros tempos, quando provavelmente havia mais segurança e onde outras estórias ocorriam!...

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-13

Sem comentários:

Enviar um comentário