notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

E que tal se aprendêssemos um pouco mais sobre o que a Bíblia ensina?

Naquela que desde há muito é conhecida pelos setubalenses como a Rua Direita de Troino e que posteriormente foi rebatizada com a designação de Rua 25 de Março para chegar aos nossos dias com e denominação de Rua Fran Paxeco, no nº 44, podemos encontrar na esquina com a Travessa do Carmo o imóvel que é popularmente conhecido como a Casa das Quatro Cabeças.

Três dessas cabeças encontram-se esculpidas no cunhal do edifício afirmando-se que uma delas representa D. João II e as outras duas serão dos conspiradores que o tentaram aqui assassinar no dia da procissão do Corpo de Deus.

A outra cabeça encontra-se esculpida no lintel por cima de uma inscrição em latim (Si Deus pro nobis, quis contra nos) uma citação parcial do versículo 8 da Epístola de S. Paulo aos Romanos: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Pois aqui está uma boa pergunta para uma nem sempre fácil resposta, nem ontem quando aquele monarca português governava o nosso reino, nem hoje o será certamente para a antiga escuteira que governa a autarquia sadina.

Hoje tive a oportunidade de observar com mais pormenor as obras que se encontram em curso naquela casa, propriedade da autarquia, agora já sem andaimes, tapumes e grua, porém obras inacabadas e com os trabalhos parados.

No mesmo livro sagrado, a Bíblia, onde o escultor foi buscar inspiração para gravar na pedra o versículo 8 de Romanos, os novos construtores bem poderiam inspirar-se agora de novo no mesmo livro e inscrever o versículo 28 de Lucas 14.
Provavelmente seria igualmente adequado já que o mesmo encerra um ensinamento milenar que reza assim: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”

Pois é, Setúbal chega ao fim de 2015 com esta e outras obras por acabar e todas pelo mesmo motivo, pena é que muitas pessoas não aprendam com os ensinamentos deste livro sagrado para os crentes e certamente de grande utilidade para os que se dizem ateus.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-29

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário