notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

É altura de dizer BASTA a tantos acidentes em Setúbal, na Avenida dos Ciprestes

Vou começar esta nota pelo fim, dizendo que em meu entender a Câmara Municipal de Setúbal deveria ser obrigada a pagar todos os prejuízos causados e a causar aos condutores acidentados na entrada para a avenida em construção, na Várzea, paralela à Avenida dos Ciprestes, atendendo à situação altamente perigosa que ali implementou.

Mais ainda, estou em crer que quem autorizou o que lá está feito se estivesse ao serviço de uma empresa privada, certamente que neste momento já estaria à procura de novo emprego.

Admito que possa estar a fazer um julgamento precipitado, admito que possa estar errado, admito que não sou técnico de trânsito, mas quero deixar claro que sou condutor encartado, faço milhares de quilómetros na cidade e na estrada e tenho olhos para ver e cabeça para pensar.

Sendo assim, vamos àquilo que me leva a esta minha observação.

Entendo que, por enquanto, não havia qualquer necessidade de alteração no trânsito na Avenida dos Ciprestes até que estivesse concluída a “Avenida da Várzea” depois sim, naturalmente surgiria a alteração.

É bom saber que paralelamente com a Av. dos Ciprestes irá ficar a tal Av. da Várzea, entre ambas haverá meia dúzia de atravessamentos de ligação e a zona dos acidentes é precisamente um desses atravessamentos.

A nova Avenida está apenas parcialmente construída. Ela irá prolongar-se até ao muro, frente à antiga central das águas e, é aí que quem vier de Palmela encontrará uma rotunda (a construir) podendo virar para o lado dos “pelezinhos” onde haverá uma outra rotunda, essa sim que será o início da tal Av. da Várzea.

Porém tudo isto só será feito quando os proprietários dos terrenos ( das várias antigas quintas) tiverem cedido, tendo as necessárias contrapartidas (“preto no branco”) os terrenos para a Câmara fazer a avenida e depois desta tiver as necessárias verbas para desenvolver a obra.

Até lá, vão fazendo as coisas a conta-gotas, com a agravante de sendo pródiga a Autarquia a gastar dinheiro em informação publicitada nos grandes cartazes colocados na zona, não o ter feito ainda com a informação sobre o traçado das novas vias, evitando desta forma más interpretações por parte da generalidade dos setubalenses.

Mas, partindo do princípio que vão manter aquela situação “provisória” até não sei quando, pois então que coloquem ali mais iluminação, mais refletores, revejam as “zebras” antes da curva e tratem da devida segurança como compete.

Como as coisas estão é que não é nada e os acidentes diários que ali acontecem não devem ser só por culpa dos maus condutores. Ou serei eu que estou a ver mal este gravíssimo problema?

É altura de dizer BASTA! Resolvam de vez o problema que os senhores foram os causadores, deixemo-nos de desculpas esfarrapadas.

Rui Canas Gaspar
2015-dezembro-17

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário