notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Vá à “praça” de Setúbal e viva uma interessante experiência

Ir às compras à “praça”, o nosso conhecido e reconhecido Mercado do Livramento, numa sexta-feira, é uma agradável experiência para os sentidos, que todos os setubalenses deveriam vivenciar.

É o encontro com os nossos velhos amigos e conhecidos que há muito não víamos, é escutarmos o linguajar charroco do nosso Troino profundo, é o agradável aroma das frutas e verduras, é o deliciarmo-nos com as bancas cheias de belo peixe fresco, é a simpatia dos vendedores, são os turistas locais, nacionais e estrangeiros que tentam captar estes momentos. Enfim, um mundo de cores, aromas, sabores e afinidades.

Hoje para dar mais vida aquele emblemático local considerado pelos especialistas como um dos mais belos mercados do mundo, pudemos observar a alegria de duas dezenas de crianças que com os seus educadores por lá andavam a observar toda aquela azáfama e a aprender numa aula bem mais agradável que aquelas que lhes são ministradas dentro das quatro paredes.

Achei também curioso dois pormenores: O primeiro que me despertou a atenção encontrava-se junto à estátua que representa a florista. Ali haviam muitos molhos de lindas e variadas flores. Lembrei-me então que estamos perto de 1 de novembro e segundo a tradição são muitas as pessoas que vão aos cemitérios e levam flores para enfeitar as campas dos seus ente queridos falecidos, daí o reforço…

O segundo pormenor foi a existência, nas traseiras da estátua do talhante de uma funcionária da Autarquia sentada frente a uma mesa a atender as sugestões dos munícipes para melhorar a sua terra e, não eram poucos os que tomavam lugar para apresentar o que quer que fosse.

Achei interessante e curiosa a ideia e lembrei-me daquela célebre frase: “se Maomé não vai à montanha, vem a montanha a Maomé”.

Rui Canas Gaspar
2015-outubro-30

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário