notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 14 de outubro de 2015



Um bonito passeio pelos arredores de Setúbal

A requalificação dos antigos lavadouros de Vila Nogueira de Azeitão foi uma importante obra, orçada em pouco mais de vinte e seis mil euros, levada a cabo há pouco mais de um ano e que devolveu em toda a sua beleza este antigo espaço à população.

Trata-se de um autêntico ícone cultural e arquitetónico, podendo-se aqui apreciar como era o local onde os nossos ancestrais tratavam da lavagem das suas roupas.

O espaço para além de ter um inegável valor cultural é igualmente uma mais-valia pedagógica. Ali já têm sido apresentados diferentes espetáculos musicais e também têm tido lugar visitas das crianças dos estabelecimentos escolares de todo o concelho de Setúbal.

Os antigos lavadouros ficam localizados em frente a outro marco de Vila Nogueira de Azeitão, a monumental Fonte dos Pasmados, e ao lado da vetusta Igreja de São Lourenço, erigida primitivamente na primeira metade do século XIV e que foi alvo de importantes obras de beneficiação em 1570 e durante o século XVII.

Um agradável passeio é aquele que saindo de Setúbal vá na direção das praias do Parque Natural da Arrábida, passando por: Albarquel, Comenda, Figueirinha, Galapos e depois ao invés de virar para o Portinho, ou à direita para retornar a Setúbal pelo alto da Serra, siga pelo lado esquerdo apreciando a Serra e as Terras do Risco.

Meia dúzia de quilómetros à frente é de fazer uma paragem no salão de chá da Quinta do Lapidário para tomar algo e apreciar as obras de arte que ali são executadas.

Este é um local onde normalmente aos sábados pela manhã se ouve falar inglês devido aos muitos estrangeiros que chegando a Portugal nos enormes navios de cruzeiro optaram por ir conhecer a nossa belíssima Serra da Arrábida e apreciar o artesanato local.

A poucos minutos de distância seria imperdoável não pararmos em Vila Nogueira de Azeitão, seja para nos deliciarmos com as famosas tortas do Cego, ou das outras, não menos saborosas, e que até não são cegas,  nos dão uma irresistível piscadela de olho.

Mas, para além da tradicional doçaria azeitonense, os seus monumentos são de visita obrigatória, particularmente aqueles que acabei de mencionar acima e que naturalmente requerem o uso da imprescindível máquina fotográfica, para mais tarde recordar este bonito passeio pelos arredores de Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2015-outubro-14

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário