notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Novo perigo espreita num miradouro da Arrábida

O enorme fluxo de veraneantes que afluem às praias da Arrábida, a quantidade de gente que circula pelas estradas da serra e estaciona nos seus miradouros para apreciar a maravilhosa paisagem, naturalmente pela má formação de alguns, ocasiona que a lata do refrigerante que bebeu, o saco de que se serviu para levar o lanche ou o guardanapo acabem invariavelmente por ir parar ao chão.

É este tipo de pessoas mal formadas, de todas as idades e de todas as nacionalidades, que conspurcam aquilo que se deveria apresentar de imaculada limpeza de forma a melhor ressaltar a natural beleza daquele ímpar espaço.

Para cúmulo desta situação é bom notar que a notória falta de equipamentos de recolha de lixo e a ausência de um serviço permanente de manutenção potenciam aquilo que deveria ser neutralizado logo à nascença, evitando-se a acumulação de detritos.

Por outro lado, já por mais de uma vez chamei a atenção para o miserável estado em que se encontram os pisos dos miradouros no alto da serra, os quais com meia dúzia de barris de alcatrão mudariam radicalmente dando um aspeto mais decente aos espaços, eventualmente desincentivando maus hábitos de alguns indivíduos menos cuidadosos.  

Mas não, nada foi feito para melhorar a imagem da Arrábida. Mais um ano se passou e certamente outra época balnear virá sem nada se fazer a não ser propagandear a marca, só não se vendendo gato por lebre devido à beleza natural daquele espaço.

Este fim-de-semana verifiquei que as coisas vão de mal a pior e um dos miradouros, aquele mais perto do “conventinho”, encontra-se com o muro de proteção danificado, provavelmente devido ao embate de uma qualquer viatura, necessitando de intervenção urgente, ao nível do trabalho de pedreiro.

Por outro lado, mais uma vez, terá de ser o voluntariado formado por pessoas generosas, responsáveis e de boa vontade que irão ter de fazer o trabalho de apanhar toneladas de lixo que outros indivíduos abandonaram na serra, e isso irá acontecer no sábado dia 26 deste mês de setembro e todos os que puderem e desejarem serão bem vindos.

Entretanto o alerta fica feito ao Parque Natural da Arrábida para a situação dos miradouros, com particular foco no que está agora danificado e que poderá constituir um perigo para quem ali possa ir apreciar a paisagem, especialmente para as crianças.

Rui Canas Gaspar
2015-setembro-21

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário