notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

O Presidente da República esteve hoje a bordo do 
barco EVORA

Na tarde de quinta-feira, 27 de agosto de 2015, fomos encontrar o Presidente da República, em Setúbal, a bordo do EVORA, caminhando com ar distinto e pensativo pelo tombadilho deste vetusto barco.
Por toda a embarcação podíamos observar quase três dezenas de pessoas do seu staff e, no cais nº 1, víamos algumas carrinhas com muito equipamento de apoio.
Diversas pessoas observavam curiosas a intensa atividade que decorria a bordo, com gente atarefada que não parava de entrar e sair, embora os mirones não soubessem concretamente quem estava a bordo e qual o motivo de toda esta azáfama.
De facto, não era o Presidente Cavaco Silva que vinha com um dia de antecedência marcar lugar para a noite de fados no Sado com o fadista António Pinto Basto, que amanhã terá lugar a bordo e com lotação já esgotada.
Este presidente mais não era que Cid Filipe o artista que estava devidamente caracterizado de forma a assemelhar-se ao falecido Presidente da República, Manuel Teixeira Gomes, eleito na sessão do Congresso de 6 de agosto de 1923 e que resignou ao mandato em 11 de dezembro de 1925.
A longa metragem focando aspetos pouco conhecidos da nossa História recente está a ser rodada também a bordo do histórico barco, focando a vida e obra deste nosso falecido Presidente da República.
A película sobre este distinto homem, natural de Portimão e que morreu na Argélia depois de lá ter vivido os seus últimos dez anos, tem como realizador Paulo Filipe Monteiro e deverá ser apresentada nas salas de cinema no próximo ano de 2016.
Mais uma vez o charmoso barco EVORA interpreta um papel importante na vida e na História de Portugal, recreando as nossas memórias coletivas.
Rui Canas Gaspar
2015-agosto-27
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário