notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O edifício do Clube Setubalense vai ser vendido?

É desta forma que o livro “SETÚBAL – Gente do Rio Homens do Mar” começa a narrativa quando se refere ao decano dos clubes sadinos:

“ O Club Setubalense é a mais antiga instituição social da cidade, fundada no ano de 1855 com o propósito de promover “a honesta convivência dos sócios”, no mesmo ano que em Paris era inaugurada a célebre Exposição Universal, ainda sem a Torre Eiffel.

Em 1 de junho nasceria na vila o jornal O Setubalense e poucos meses depois, numa sala dos Paços do Duque, no outonal dia 12 de novembro fundava-se o Club Setubalense “ao qual trataram logo de concorrer a associar-se grande número de cavalheiros”, conforme o novo periódico tinha oportunidade de noticiar.

Dois dias depois, em 14 de novembro, seriam aprovados os Estatutos do Club, documento que fora enviado em devido tempo para aprovação do Governo do Reino.

O clube instalou-se então numas dependências do palácio dos Paços do Duque, edifício localizado na Rua da Praia, atual Avenida Luísa Todi, onde posteriormente funcionou o Governo Civil de Setúbal.

Os Estatutos foram aprovados pelo rei quando Setúbal ainda era uma vila portuguesa e numa época em que aqui começavam a soprar os ventos da Regeneração, ou seja, os alvores do Capitalismo, com o surgimento de uma classe de novos industriais, comerciantes e proprietários, considerados como os pequenos, médios e altos membros da classe burguesa local.

D. Pedro V deferiu em 9 de julho de 1856, por Carta Régia, a petição do documento que definia as regras orientadoras do novo clube, quatro anos antes de Setúbal ser elevada à categoria de cidade e quando ainda o jovem monarca contava 18 anos de idade.

Ao longo de décadas o Club Setubalense foi considerado como um clube de elite, onde apenas um restrito e selecionado punhado de setubalenses pertencentes às classes sociais mais elevadas tinham acesso.

Curiosamente foi em 30 de janeiro de 1926, quando passava por graves dificuldades financeiras, tendo de vender vários objetos de que já não necessitava, incluindo um velho piano, a sua sede passou a funcionar num dos mais belos edifícios de Setúbal localizado no lado sul da Avenida Luísa Todi, onde hoje ainda se encontra.”

E é nesse mesmo edifício que fomos encontrar afixada a faixa informativa que dá conta de que a Escola de Dança do Clube Setubalense está a levar a cabo uma campanha de angariação de verbas para a aquisição do histórico edifício.


Rui Canas Gaspar
2015-agosto-07

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário