notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 12 de julho de 2015

Olhar sem ver e ouvir sem escutar

Desde o dia 3 deste mês de julho de 2015 que o conhecido escritor dinamarquês Hans Cristian Andersen é alvo de uma exposição na Casa da Cultura, em Setúbal, onde se poderá observar um conjunto de quadros que nos mostram trabalhos de artistas plásticos e recortes que acompanhavam os contos do escritor.

Esta interessante mostra encontra-se patente ao público até final do mês de agosto e recupera algumas das peças que estiveram patentes ao público, há uma década, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Não sei se são muitos ou poucos os setubalenses e turistas que já a foram apreciar à Casa da Cultura, aquelas excelentes instalações, bem no coração da cidade ao lado da Praça do Bocage, mas o que sei é que uma outra exposição sobre o mesmo tema encontra-se também patente num local onde diariamente passam centenas ou milhares de pessoas.

De facto, há coisas que por estarem mesmo diante dos nossos olhos acabamos por nem reparar nelas e os painéis que se encontram colocados na faixa ajardinada da Avenida Luísa Todi, junto ao parque de estacionamento fronteiro ao Fórum Municipal é certamente disso um bom exemplo.

Quantos de nós já passamos por esta exposição? Quantos de nós já parqueamos a nossa viatura frente à mesma, quantos de nós já apreciamos estas reproduções? Provavelmente muito poucos!...

Antes de fotografar estive algum tempo a observar o comportamento das pessoas que passavam e nenhuma mostrou curiosidade pelos painéis. Pouco depois comecei a captar as imagens e logo alguns transeuntes começaram a parar, a apreciar e a comentar.

Curiosa esta característica humana que nos leva a olhar sem ver e a ouvir sem escutar !...

Para aqueles que não têm oportunidade de ir observar esta exposição no local, aqui vão as fotos que captei. Devo esclarecer que por baixo de cada pintura existe um texto descritivo pelo que sugiro que se puderem vão dar um passeio pela nossa agradável Avenida Luísa Todi e aproveitem para apreciar estes painéis que como disse se encontram junto ao parque de estacionamento automóvel, frente ao Fórum.










Rui Canas Gaspar
2015-julho-12

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário