notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Devia abrir-se uma janela de oportunidade na Praia da Figueirinha

Longe vão os tempos das longas filas de pessoas que nesta altura do ano embarcavam junto à “Asa do Avião” no “Rio Azul” ou nos outros barcos convencionais que faziam o trajeto entre Setúbal e Troia e vice versa.

Eram tempos em que o parque automóvel setubalense era diminuto e a Praia da Figueirinha não se apresentava com o grande areal como hoje a conhecemos e muito menos com o amplo espaço de estacionamento que atualmente é disponibilizado.

Mais para poente também não existiam os parques de estacionamento do Creiro e como tal esta e outras praias suas vizinhas não eram também tão frequentadas como hoje o são, sendo esse privilégio acessível a alguns poucos mais endinheirados.

Presentemente chegada a época balnear, milhares de portugueses deslocam-se para estas praias da Arrábida, sendo atualmente os locais de eleição dos setubalenses.

A afluência de viaturas à Figueirinha é tal e a falta de estacionamento de tal forma notória que as viaturas esgotam o parque de estacionamento e parqueiam nas bermas, ao longo da estrada.

Para evitar congestionamento as autoridades optaram por fazer alteração ao trânsito automóvel obrigando as viaturas a circular em sentido único, de nascente para poente e, quem desejar retornar a Setúbal, poderá fazê-lo apenas depois das 21,00 ou então, como alternativa se o desejar fazer antes dessa hora terá de dar a volta pela Serra.

Se a medida é compreensível o mesmo não se poderá dizer em relação ao horário para retorno, as 21,00 horas, o que é demasiado tarde segundo opinião de muitos utentes especialmente aqueles que têm crianças pequenas.

Há muitas famílias que pretendem sair da praia à hora do almoço e outras que só depois deste período decidem ir usufruir daquele espaço e para isso são obrigadas a fazer um longo trajeto que seria evitável se se abrisse uma janela de oportunidade.

Por exemplo, poderia manter-se a atual interdição de retorno dentro do horário aprovado para o período da época balnear. Porém, com trânsito nos dois sentidos entre as 12,30 e as 15,30 horas, dando-se assim a oportunidade das pessoas regressarem a Setúbal sem terem de fazer vários quilómetros desnecessariamente, com a consequente poupança de tempo e dinheiro.

Aqui fica a sugestão que se o Executivo Municipal achar por bem, basta alguma informação aos utentes, uns cartazes afixados no local, a GNR a controlar o tráfego e muita, mas mesmo muita gente feliz e contente. Digo eu!...

Rui Canas Gaspar
2015-julho-03

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário