notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 26 de julho de 2015


A “ASTÓRIA” e a “Casa da Mariquinhas”

Há poucas dezenas de anos numa qualquer noite de domingo podíamos ver a azáfama ali para os lados das docas dos pescadores e das Fontainhas, com as traineiras, os “gasolinos” e as “enviadas” a largarem amarras e a fazerem-se ao mar onde iriam pescar a farta e saborosa sardinha.

Muito desse peixe pescado ao largo da nossa costa era destinado às fábricas de conservas que laboravam em Setúbal.

A par dessas fábricas outras indústrias ocupavam muitos setubalenses, nomeadamente no fabrico de caixotes e na confeção das próprias latas de conserva.

Uma dessas unidades fabris encontrava-se localizada no topo poente da Avenida Luísa Todi e dedicava-se ao fabrico de latas e impressão das mesmas. Era a ASTÓRIA que tinha a seu cargo a estampagem e a litografia.

Hoje, domingo ao início da noite, pude observar que apenas duas traineiras saiam do nosso porto para ir pescar, elas são quase tudo o que resta da nossa outrora pujante frota de pesca do cerco.

Também não vale a pena haver mais barcos deste tipo, dado que também não há peixe para eles pescarem e assim também acabaram por desaparecer as fábricas para o conservar.

Até o edifício onde funcionou a outrora dinâmica ASTÓRIA está agora ocupado com outros trabalhadores de uma indústria bem mais produtiva, a dos impostos.

A despeito da sua volumetria o prédio foi recuperado interiormente e o seu aspeto exterior é muito agradável, conforme a imagem documenta, servindo agora como local de trabalho aos trabalhadores do Ministério das Finanças.

Curiosamente depois de fotografar este bonito imóvel e pensar neste assunto veio-me à mente o fado cantado pela nossa Amália Rodrigues, intitulado a Casa da Mariquinhas.

Porque será?...

Rui Canas Gaspar
2015-julho-27

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário