notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

domingo, 21 de junho de 2015

Vai ser construída em Setúbal uma bonita capela SUD

Perante algumas centenas de membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, também popularmente conhecidos por mórmons, reunidos no amplo auditório propriedade da Igreja Católica, Paróquia de Nossa Senhora da Anunciada, foi anunciado no domingo, 21 de junho deste ano de 2015 que a sede mundial da Igreja tinha dado luz verde à construção da capela, que irá substituir as instalações da congregação sedeada na zona poente da cidade.

Designada entre os SUD por Ala 1, as instalações da Avenida General Daniel de Sousa, adquiridas há mais de três dezenas de anos, mais não são do que uma adaptação para o culto de uma ampla e antiga moradia familiar, implantada numa área de 900 m2.

Devido ao crescimento da congregação há muito que aquelas instalações não satisfazem as necessidades dos membros da Igreja e nem as constantes adaptações e melhoramentos conseguiram colmatar a lacuna da falta de espaço para as reuniões religiosas e sociais, bem como a notória ausência de lugares de parqueamento automóvel, o que não deixa de ser um outro problema.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é proprietária em Setúbal de um amplo terreno designado por Quinta da Azedinha, um espaço localizado junto à Avenida dos Ciprestes, entre a última vivenda e a área ocupada pelo conjunto de oficinas, frente às antigas instalações da Central das Águas, dispondo desde há vários anos de viabilidade de construção para a edificação da nova capela.

Com o anúncio do Parque Verde da Várzea e com a construção das novas Avenidas (uma paralela à dos Ciprestes e outra de atravessamento entre os Ciprestes e o Lidl, no Bairro do Liceu) verifica-se que a nova construção ficará entre três avenidas.

De salientar o facto de que a Igreja custeará as obras na totalidade, sem qualquer apoio estatal  e ainda deverá ceder à Autarquia sadina o terreno para a construção da ponta final destas duas novas avenidas cujos trabalhos, na zona a sul, já se encontram quase terminados.

Os “mórmons”  fazem uma clara distinção entre templos e capelas, nestas últimas procede-se às reuniões dominicais e às mais variadas atividades sociais e de ensino ao longo da semana, sendo os edifícios construídos de forma a poderem eventualmente servir para apoio à população em caso de declarada emergência.

Os templos são estruturas maiores destinadas a outro tipo de ordenanças sagradas não existindo algum em Portugal, por enquanto, embora a Igreja disponha já de uma ampla propriedade junto ao Paço do Lumiar, em Lisboa, para a sua edificação.

Tão logo estejam reunidas as condições técnicas e administrativas por parte da Câmara Municipal de Setúbal, iniciar-se-á a construção de um belo edifício religioso, rodeado de um amplo e bonito jardim e dotado de adequado parqueamento, que para além de servir uma parte da população cristã setubalense que professa a fé mórmon, em muito irá contribuir para o embelezamento de uma das entradas da cidade de Setúbal.

Rui Canas Gaspar
2015-junho-21
www.troineiro.blogspot.com



Sem comentários:

Enviar um comentário