notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Terceiro aniversário do Navegador

Faz três anos este mês de junho de 2015 que foi inaugurada a estátua de homenagem ao Navegador, uma bela obra de arte que veio valorizar ainda mais o Parque Urbano de Albarquel um dos mais bem conseguidos projetos levadas a cabo em Setúbal nos últimos anos.

A primeira vez que tomei contacto com esta obra de arte, não a consegui apreciar, nem sequer saber do que se tratava, porquanto deparei-me com um estranho trabalho levado a cabo por trabalhadores da Autarquia, que faziam argamassa em cima de uma camioneta e depois a despejavam para dentro de um cone de sinalização rodoviária, utilizando-o como funil.

Onde ia parar aquela argamassa foi o que só vim a saber uns dias depois, descobrindo que se destinava a encher uma estátua oca, construída em bronze.
Na cabeça do Navegador havia um buraco e foi por ali que entrou a mistura que fez com que deixasse de ser um ser oco e se tornasse maciço.

Provavelmente poucos setubalenses tiveram esta oportunidade de assistir e registar o momento em que o Navegador se encontrava coberto com uma capa plástica não porque tivesse medo da chuva mas porque nesse dia deixou de ter o corpo e sobretudo a sua cabeça oca.

Resta dizer que este monumento de homenagem ao Navegador foi uma obra do escultor José João Besugo e foi oferta do setubalense Comendador Luís Filipe Gomes, um homem bem conhecido na nossa terra que se encontra ligado às coisas do mar.

Rui Canas Gaspar
2015-junho-06

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário