notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Obrigado Marion e Hans-Peter Buhler

Acabo de receber um belo exemplar do “ARQUEOLOGIA” um livro editado pela Fundação Buehler-Brockhaus, Setúbal, com uma simpática dedicatória do casal Marion e Hans-Peter Buhler, a quem naturalmente agradeço a deferência.
Este catálogo, profusamente ilustrado, mostra-nos as fotos da valiosíssima coleção composta por um vasto conjunto de peças de arqueologia pré-clássica, clássica e paleocristã doada por aquela Fundação à cidade de Setúbal e que passará a estar patente no Museu da Cidade.
As instalações do museu, instalado no Convento de Jesus que tem estado a sofrer importantes obras de melhoramentos irão abrir ao público neste mês de junho de 2015.
As peças doadas são de importância excecional e certamente serão um atrativo de peso para quem visitar o museu setubalense. Algumas são peças extremamente raras nas coleções públicas e privadas em Portugal, como é o caso de uma fechadura romana, em bronze, ornamentada com imagens do deus Mitra.
Pela leitura introdutória do catálogo podemos também ficar a conhecer um pouco mais sobre o percurso de vida deste casal alemão, pessoas ligadas à arte, que se apaixonaram por Setúbal e a quem tem feito importantes doações no campo da arte e da cultura.
De facto, não me canso de repetir que setubalense não é quem aqui nasceu, mas quem com as suas ações manifesta amor por esta terra, e Marion e seu esposo, embora não tendo nascido na terra de Bocage, são mais setubalenses do que alguns que aqui viram pela primeira vez a luz do dia.
Em meu nome e certamente dos setubalenses, embora não tenha qualquer mandato para falar em seu nome ou representar os meus conterrâneos, penso que a grande maioria comungarão da minha opinião, para expressar aqui o agradecimento por tudo o que têm feito pela nossa terra, transmitindo-vos um sentido “obrigado”!
Rui Canas Gaspar
2015-junho-04
www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário