notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cuidado com a temperatura em Setúbal

Estamos no início do mês de junho e a meteorologia anuncia que hoje em Setúbal os termómetros chegarão aos 34º, um dia bem quente para esta época do ano.

Às sete da manhã o ar estava agradável, convidativo para uma caminhada matinal e pelo fresco Parque Urbano de Albarquel ainda poucos andarilhos se viam. Os dois agentes da P.S.P. ainda não tinham saído de serviço e os patrulheiros não os tinham substituído na vigilância daquele espaço de eleição à beira do rio azul.

No Sado, dezenas de botes continuam a pescar. Eles são responsáveis por boa parte do peixe fresco, dos chocos e polvos que se consomem aqui nesta terra de gente direta ou indiretamente ligada ao rio e ao mar.

Com o avançar dos ponteiros do relógio começo a ver novos caminhantes, são mais mulheres que homens. Cada um tem a sua própria motivação, por isso uns caminham porque querem perder uns quilinhos, outros porque desejam manter a linha e outros ainda porque sabem que caminhar é bom para manter uma boa saúde física e mental.

Ainda não se vê ninguém no areal da Praia da Saúde, porém escuta-se já o ruido de pás a arrastar na zona de passeio empedrado junto à praia.

Pelas notícias que vieram a público recentemente julgo saber de onde vêm estes esforçados trabalhadores.

Aproximo-me e verifico que são cinco homens novos sem qualquer equipamento que os identifique como trabalhadores autárquicos. Eles  atarefam-se a retirar as areias acumuladas nos passadiços devolvendo-as à praia, de forma a deixar aquele espaço limpo e mais atraente.

Um pouco mais afastado, verifico que se encontra um agente da autoridade, armado de pistola à cintura, falando com alguém pelo seu telefone móvel ao mesmo tempo que vem andando com a maior tranquilidade.

Daqui a alguns minutos a Praia da Saúde, a importante conquista para usufruto dos setubalenses, estará repleta, sobretudo daqueles setubalenses mais idosos e dos seus netos, nessa altura certamente os trabalhadores já terão ido embora.

Os utilizadores daquele espaço, que embora ainda não se encontre completamente desobstruído dos restos do antigo estaleiro naval, vão encontrá-lo limpo e agradável, graças a esta equipa de pessoas que pelas mais diversas circunstancias um dia se viram privadas da liberdade e a quem agora é dada esta possibilidade de minimizar as consequências dos seus inadvertidos atos.

Ninguém está livre de fazer asneiras e como tal também ninguém está livre de poder vir a pagar por elas. Saibamos apontar menos o dedo aos outros e olhar para nós mesmos, porque um dia, quem sabe, não seremos nós também que gostaríamos de ter a oportunidade de poder vir a limpar a Praia da Saúde.

Rui Canas Gaspar
2015-junho-03

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário