notícias, pensamentos, fotografias e comentários de um troineiro

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Aproveitar a oportunidade

Fiquei por demais satisfeito ao saber que as instalações da Pousada da Juventude irão ser alvo de celebração de protocolo no sentido de poderem vir a ser exploradas pela Câmara Municipal de Setúbal.

Trata-se de um edifício construído de raiz, no Largo José Afonso e que se encontra de portas encerradas ao público desde janeiro de 2012, numa clara manifestação de incompetência e esbanjamento dos parcos recursos financeiros do nosso país.

Seria bom que fosse tomado em conta nos trabalhos de recuperação que certamente irão ser levados a efeito, algum espaço destinado a um equipamento que tanta falta faz em Setúbal e que poderia perfeitamente ali ser enquadrado.

Estou a falar de uma zona de balneários públicos onde quem o desejasse pudesse ir tomar um banho a troco de um pagamento que se considerasse justo.

Pode parecer uma ideia absurda, mas todos aqueles que nesta cidade tem por missão apoiar os mais necessitados, sabem que não o é e que são por demais as pessoas que não têm condições para tomar um bom banho.

Mas, independentemente desta franja da população, temos outra realidade.
Dou como exemplo uma situação que se passou hoje comigo quando fui confrontado com a pergunta se haveria por cá algum balneário público.

É que um grupo de amigos geocachers pretendem deslocar-se a Setúbal para nos visitar e querem passar algum tempo na praia e à noite desejam ir assistir a um espetáculo na cidade. Naturalmente não estão muito satisfeitos com a perspetiva de irem com o corpo cheio de salmoura para a festa, daí que um bom banho de água doce seja um legítimo desejo.

É claro que lhes respondi, que ao que julgo saber apenas a CARITAS esporadicamente fornece este tipo de serviço a algumas pessoas sem abrigo.

É natural que os nossos projetistas não estejam familiarizados com este tipo de necessidade numa cidade moderna como Setúbal, mas de facto a realidade, e sei o que digo, é bem diferente, pelo que quando temos oportunidade devemos com um custo mínimo tentar colmatar estas pequenas/grandes lacunas.

Se o Balneário Dr. Paula Borba foi encerrado e não se espera seja reaberto, pois então que a cidade possa dispor de um espaço alternativo e, a pousada da juventude, pode e deve dispor de uma área com esta vocação. Digo eu!...

Rui Canas Gaspar
2015-06-18

www.troineiro.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário